Mato Grosso

A cada hora uma mulher solicita medida protetiva contra agressores em MT

Vítimas de violência praticada em casa ou no trabalho, elas tentam manter os agressores afastados com ajuda da polícia

1 minuto de leitura
A cada hora uma mulher solicita medida protetiva contra agressores em MT
Foto: Agência Brasil

Em Mato Grosso, 38 mulheres pedem medidas protetivas à Polícia Civil contra agressores todos os dias. Isso significa dizer que a cada hora uma vítima recorre a esse auxílio para (tentar) se proteger contra a violência praticada em casa ou no trabalho, por exemplo.

Entre janeiro e 25 de junho deste ano, foram solicitadas 6.677 medidas protetivas de urgência. No mesmo período do ano passado, foram feitos 5.854 pedidos. Um aumento de 14%.

Em todo o ano passado, foram solicitadas no Estado 13.452 medidas protetivas.

A cidade com maior número de solicitações é Cuiabá, com 1.475 requisições, seguida de Várzea Grande e Rondonópolis. Apenas no Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, na Capital, foram solicitadas 1.119 medidas.

Auxílio digital

O Governo de Mato Grosso e o Tribunal de Justiça lançaram na terça-feira (22) o aplicativo “SOS Mulher MT – Botão do Pânico” e o site “Medida Protetiva Online”. A iniciativa visa quebrar o ciclo de violência doméstica e familiar sofrido por mulheres mato-grossenses.

O aplicativo pode ser baixado em todos os sistemas operacionais de celular e permite que a mulher tenha acesso ao “Botão do Pânico”: um pedido de socorro que avisa a Polícia quando o agressor descumpre medidas protetivas.

Ao acionar o botão, em 30 segundos o pedido chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que envia a viatura mais próxima para socorrer a vítima.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes