Variedades

Pacha Ana leva poesia mato-grossense a seis estados brasileiros

3 minutos de leitura
Pacha Ana leva poesia mato-grossense a seis estados brasileiros
Pacha Ana em ação no Slam BR 2018 (Foto: Sérgio Silva)

A poeta e MC Pacha Ana, artista mato-grossense que vem ganhando visibilidade na cena do hip-hop nacional, integra o circuito “Faces: A Poesia Negra Em Mim, Em Nós”, em parceria com o Sesc Mato Grosso. O evento tem início no dia de 10 de junho e percorrerá 14 cidades do país, proporcionando um encontro entre o cantar e recitar, além de um caminho de autoconhecimento e empoderamento pessoal.

O Sesc e a Pacha são parceiros desde 2017, quando a unidade Arsenal se transformou em palco para as performances da artista. Desde então, suas composições fazem parte do repertório da casa. Em 2018, a MC representou Mato Grosso no campeonato brasileiro de poesia falada, o Slam BR, no Sesc Pinheiros (SP), levando Mato Grosso à final da disputa que participou, também, no ano anterior.

Dessa vez, a união promove o Circuito Oralidades 2019, que parte do Centro-Oeste e caminha por outras regiões do Brasil. A compositora transita também na dualidade da poesia, utilizando da maneira múltipla o falar para compartilhar sua visão sobre as possibilidades de produzir arte.

Os estados escolhidos para esse encontro são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco, Amazonas e Maranhão, que podem contar com a visita até o início de novembro.

Pacha Ana já chegou a semifinal e final do campeonato brasileiro de poesia falada

Pacha Ana e a descoberta da poesia 

Ainda na infância, a compositora encontrava na escrita uma forma de se expressar, porém, não se identificava com o que era ensinado apenas na escola e descobre na poesia marginal a essência das suas composições.

Portanto, mais tarde começa a participar de competições organizadas por poetas locais, entre elas o Slam do Capim Xeroso, primeira edição que ocorreu em Cuiabá, na qual foi campeã.

Pacha Ana considera a oportunidade de viajar com o Sesc pelo Brasil um privilégio e pretende dar continuidade a rede de pessoas que inspiram narrativas, como também, ressalta a vontade de divulgar a poesia mato-grossense, muitas vezes invisibilizada por não estar no eixo RJ/SP de produções.

Durante a sua atuação, ela deixa claro que do início ao fim da vida qualquer pessoa pode sentir e se transformar pela palavra. “A poesia me salvou, a poesia preta me salva todos os dias”, declara a MC.

Pacha Ana no Slam BR 2017

Circuito Oralidades 

O circuito pretende abarcar manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações.

De forma sistemática e criteriosa, o Circuito de Oralidades aproxima, em cada manifestação, a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora.

Cronograma                                         

10 a 14 de junho – Rio de Janeiro/Paraty (RJ)
5 a 10 de agosto – Porto Alegre, Canoas, Montenegro, Passo fundo (RS)
25 a 31 de agosto – Teresina, Parnaíba, Floriano (PI)
9 a 14 de setembro – Petrolina, Araripina, Bodocó, Crato (PE)
22 a 24 de outubro – São Luís (MA)
06 a 08 de novembro – Manaus (AM

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes