Eleições 2018JudiciárioMato Grosso

Senado de MT: candidatura da juíza Selma é a única ainda não deferida pelo TRE

Foto de Victor Cabral
Victor Cabral

Dos 11 concorrentes que disputam a uma das duas vagas ao Senado por Mato Grosso, apenas a juíza aposentada Selma Arruda (PSL) ainda não teve o pedido registro de candidatura deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A data-limite para que a Justiça Eleitoral deferisse ou não as candidaturas venceu nesta segunda-feira (17). De acordo com a defesa de Selma Arruda, novas provas foram apresentadas ao TRE ontem (17) e, por isso, o prazo para o julgamento está dentro do tempo regimental.

O Tribunal Regional Eleitoral afirma que o julgamento da candidatura de Selma Arruda posterior ao prazo não implica em nenhum prejuízo para a postulante. Isso porque ainda está dentro do período para que o Ministério Público apresente as alegações finais.

O prazo do MP termina nessa quarta-feira (19) e o julgamento de impugnação da juíza aposentada deve ocorrer ainda esta semana, de acordo com o juiz-relator da ação, Ulisses Rabaneda.

Entenda o caso:

A postulante Selma Arruda teve a candidatura impugnada (questionada) pela Procuradoria Regional Eleitoral no dia 4 de setembro deste ano.

A procuradora Cristina Nascimento de Melo alega que a segunda suplente da chapa, Clérie Fabiana Mendes, não foi escolhida em convenção partidária. Além disso, seu nome teria sido referendado em data posterior ao limite estipulado pela Legislação Eleitoral.

A convenção do PSL foi realizada no dia 4 de agosto, sendo que a candidata só teria sido escolhida em reunião da Executiva realizada no dia 6.

“Logo, qualquer deliberação posterior a esse prazo é intempestiva e importa em decadência do direito”, argumentou a procuradora na impugnação apresentada ao TRE.

Cristina Nascimento argumentou ainda que o quadro pede o indeferimento do pedido de registro de candidatura da suplente, bem como de toda a chapa.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por abusar de aluna de 10 anos em MT

Suspeito de 60 anos foi detido dentro do próprio veículo em Novo São Joaquim; vítima era atraída com o pretexto de ajudar a abrir porteiras
Geral

Bombeiros combatem incêndio que destruiu carro e moto em Pontes e Lacerda

Fogo foi controlado com 2,5 mil litros de água na madrugada desta quinta (23); morador relatou ter ouvido forte explosão
Geral

Sem novas interdições: Obras do BRT avançam em cinco frentes na próxima semana

Cronograma em Cuiabá e Várzea Grande foca em drenagem, concretagem e asfalto especial sem bloquear vias principais
Crônicas Policiais

Polícia prende enfermeira que se passava por “Dra.” nas redes sociais para atrair pacientes

Proprietária de clínica de estética é suspeita de exercício ilegal da medicina e comercialização de remédios sem registro na Anvisa
25 de abril de 2026 09:44