CidadesCuiabá

Relógio que fará contagem regressiva dos 300 anos começa a ser instalado

Foto de Redação
Redação

A Prefeitura de Cuiabá começa a instalar o novo relógio totem de 16 metros de altura que fará a contagem para o tricentenário da Capital. A estrutura faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Município, visando a revitalização da Avenida Mato Grosso e está sendo construído no entroncamento com a avenida Tenente Coronel Duarte. A fixação da armação metálica deu início ao processo.

Com a conclusão prevista para o próximo domingo (22), o plano de trabalho prevê a realização das grandes atividades durante o período noturno e as de pequenas dimensões, como a parte de serralheria, ao longo do dia. Dessa forma, além de minimizar os impactos no trânsito na região, a medida garante também total segurança aos trabalhadores, visto que, as avenidas estão entre as que possuem os maiores fluxo de veículos na cidade.

Para a jornada desta sexta-feira (20) está planejado o início da colocação dos painéis de LED, que servirão tanto para a contagem regressiva dos 300 anos quanto para a transmissão de campanhas de interesse público e exploração publicitária, por parte da empresa vencedora do Chamamento Público realizado pela Secretária Extraordinária dos 300 Anos. Os trabalhos no local começam sempre a partir das 20h e seguem até o início da manhã do dia posterior.

Findada a etapa de instalação das telas, a equipe passará a atuar na parte de cobertura da estrutura metálica com as placas de alumínio compostos, conhecidas como ACM, dando o formato de viola de cocho ao totem, conforme antecipado no projeto arquitetônico. A preferência pela utilização do ACM, em detrimento de outros modelos de materiais, foi feita por conta da resistência que ele oferece ao sol e à chuva.

Revitalização

A instalação do relógio dos 300 anos faz parte do pacote de intervenções que estão sendo efetuadas na Avenida Mato Grosso. A via está passando por um completo procedimento de reestruturação, onde todo o concreto do canteiro central será substituído por grama, Ipês, e outras espécies de plantas. Também será melhorada toda a iluminação, com a instalação de lâmpadas de LED. Neste momento, um grupo de operários trabalha, com o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão, na remoção do concreto.

Coordenado pela Sec 300, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a obra recebe o investimento aproximado de R$ 700 mil. Todo o recurso para construção do relógio e revitalização do canteiro, bem como para manutenção durante os próximos três anos, está sendo aplicado pela empresa vencedora do Chamamento Público.

(com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Integração entre Bombeiros e Samu dobra número de equipes de resgate na Baixada Cuiabana

Parceria elevou de 12 para 25 as frentes de atendimento; tempo médio de resposta caiu para 17 minutos em 2026
Geral

Campanha no Cristo Rei coleta 16 bolsas de sangue em manhã de mobilização

Unidade Davi Franco de Almeida abriu as portas no sábado para facilitar o acesso de voluntários; ação teve parceria com o MT Hemocentro
Crônicas Policiais

Veja vídeo! Homem é preso em shopping de Sinop por negociar vídeos de abuso contra bebês

Mandados de prisão e busca foram cumpridos no local de trabalho dele, em uma loja dentro do shopping de Sinop
Geral

Humorista Renato Albani chega em Cuiabá com a turnê “A Ignorância é uma Dádiva”

Novo espetáculo marca a fase mais madura da carreira do comediante e já soma sessões extras em diversas cidades
22 de abril de 2026 12:12