DestaquesOnde irVariedades

No ritmo afro, banda mineira Berimbrown abre Palco Giratório em Cuiabá

Foto de Maria Clara Cabral
Maria Clara Cabral

A musicalidade africana ancestral e o groove setentista da banda Berimbrown, darão o tom da primeira noite do Palco Giratório, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A abertura do maior circuito de artes cênicas do país será marcada pela fusão de regionalidades nesta quinta-feira (03), em programação que conta ainda com festa baiana e apresentação de grupos mato-grossenses.

O ritmo giratório promete esquentar o jardim do Sesc Arsenal, às 20h, com festa, dança e política. Elas se expressam na apresentação do espetáculo/instalação/festa Looping: Bahia Overdub, criação colaborativa de artistas baianos que se inspira no cenário das festas de largo de Salvador e suas contradições.

A trilha sonora, executada ao vivo, traz referências da cultura afro-brasileira, como o afoxé dos Filhos de Gandhi, da música popular, caso do samba-reggae, e sonoridades urbanas diversas, em potentes caixas de som em looping.

Após, às 21h30, se apresentam o Bloco de Carnaval Império Casa Nova e do grupo regional de Siriri Flor Ribeirinha. A atração nacional da vez, Berimbrown é de Belo Horizonte e apresenta aos cuiabanos seu novo show “Lamparina”, trabalho que mantém acesa a cultura, a memória e a tradição das comunidades quilombolas de Minas Gerais.

No embalo de James Brown, hip-hop e capoeira, a Berimbrown mistura ainda o funk soul, a black music, o R&B e o reggae, agitando o corpo num convite ao público a repensar os desdobramentos do atual processo de globalização. Com um repertório que enfatiza e reconsidera a trajetória dos trabalhadores, propício ao mês de maio, as letras retratam desde um passado de trabalhados forçados nos garimpos, até a exploração da contemporaneidade.

Composta pelos músicos Mestre Negoativo (berimbau e percussão), Leonardo Lôbo (vocal), Marconi Gonçalves (percurssão), Gih Guerci (bateria), Ronilson Silva (contrabaixo), Dj Acoisa, Thiago Guedes (guitarra), Marcela Rodrigues (vocal), Breno Bernardes, são três álbuns na discografia.

Durante os 20 anos de trajetória, a banda já realizou turnês pelo Brasil, cinco pela Europa e três nos EUA, gravando com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Sandra de Sá, Luiz Melodia, Elza Soares e Jair Rodrigues. 

Palco Giratório 2018

Há 15 anos circulando pelo Brasil, o maior festival de artes cênicas do país, Palco Giratório chega a Mato Grosso com programação extensa e gratuita, entre os dias 3 e 27 de maio, no Sesc Arsenal. Este ano, serão mais de 30 espetáculos teatrais, 10 oficinas e diversas ações de artistas e projetos oriundos dos quatro cantos do país.

Em Mato Grosso, além de Cuiabá, o circuito realizado pelo Serviço Social do Comercio (Sesc) também chega a Rondonópolis e Poconé. Mais informações e programação completa aqui.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por abusar de aluna de 10 anos em MT

Suspeito de 60 anos foi detido dentro do próprio veículo em Novo São Joaquim; vítima era atraída com o pretexto de ajudar a abrir porteiras
Geral

Bombeiros combatem incêndio que destruiu carro e moto em Pontes e Lacerda

Fogo foi controlado com 2,5 mil litros de água na madrugada desta quinta (23); morador relatou ter ouvido forte explosão
Geral

Sem novas interdições: Obras do BRT avançam em cinco frentes na próxima semana

Cronograma em Cuiabá e Várzea Grande foca em drenagem, concretagem e asfalto especial sem bloquear vias principais
Crônicas Policiais

Polícia prende enfermeira que se passava por “Dra.” nas redes sociais para atrair pacientes

Proprietária de clínica de estética é suspeita de exercício ilegal da medicina e comercialização de remédios sem registro na Anvisa
25 de abril de 2026 04:40