Carregando...
Política

Abilio diz que denúncia de “pedalada fiscal” na Educação é “narrativa de distorção”

TCE considerou a declaração do ex-secretário Amauri Monge grave é abriu auditoria para averiguar a execução financeira da secretaria
Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini disse ontem (2) que a denúncia de pedalada fiscal na Secretaria de Educação é uma “narrativa” com o propósito de distorcer a realidade financeira. A pasta teria dado pedalada de R$ 100 milhões em 2025, segundo o ex-secretário Amauri Monge. 

“Às vezes a distorção das falas se dá propositadamente para formar narrativa. Aquilo que eles chamam de pedalada, a gente chama de LOA (Lei Orçamentária Anual). A LOA prevê que a gente pode fazer execução financeira e deixar resto a pagar para o ano seguinte”, disse. 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) anunciou na segunda-feira (1º) que auditará as contas da Secretaria de Educação de Cuiabá para apurar a denúncia de pedalada fiscal. A investigação foi determinada pelo presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo. 

A pedalada fiscal, mecanismo contábil de alterar números das contas públicas para impedir que os gestores infrinjam leis de responsabilidade administrativa, foi denunciada pelo ex-secretário Amauri Monge. Ele disse que a prefeitura deixou de repassar R$ 100 milhões que estavam previstos no orçamento do ano passado. 

O prefeito Abilio repetiu ontem o que havia dito na semana passada, ao comentar a denúncia de seu ex-secretário. Segundo Abilio, assim como outras pastas, a Educação deixou restos a pagar para 2026, porque não tinha dinheiro para cobrir todas as despesas de 2025. 

O conselheiro Sérgio Ricardo disse que a denúncia de Amauri é grave e por isso determinou a auditoria para averiguar a execução financeira na Educação e hipotéticas retenções de dinheiro.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Justiça

Maioria do TSE confirma punição de Cláudio Castro e Rio aguarda STF para eleger novo governador

Condenado por contratações irregulares, ex-gestor tentou manobra com renúncia. Atualmente, o Estado é comandado interinamente pelo presidente do Tribunal de Justiça
Geral

Corpus Christi é feriado em Cuiabá: saiba se você tem direito a receber em dobro se trabalhar

Data gera confusão por ser ponto facultativo no calendário nacional. Advogado explica as regras para funcionários CLT, estagiários e quem é PJ ou MEI
Geral

Saúde descarta surto de meningite em Cuiabá e afirma que nenhum caso é do tipo mais grave

Casos estão sob controle, mas Vigilância Epidemiológica alerta para a importância do diagnóstico precoce e da atualização da caderneta de crianças e adolescentes
Política

Em cenário desfavorável, TJMT terá apenas um candidato a presidente

Desembargador José Lindote deve ser eleito para comandar o Judiciário de Mato Grosso durante os anos 2027 e 2028