Carregando...
Geral

OAB entra em ação no STF para manter inelegibilidade por crimes contra a vida

Por unanimidade, Conselho Federal aprova ingresso como amicus curiae na ADI 7.770, relatada pelo ministro Luiz Fux
Foto de Thomas Eliton
Thomas Eliton

O Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (18/5), o ingresso da entidade como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.770, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta também prevê que a Ordem defenda a manutenção da regra que torna inelegíveis pessoas condenadas por crimes contra a vida e a dignidade sexual.

Relatada pelo ministro Luiz Fux, a ação questiona trecho da Lei da Ficha Limpa que estabelece a inelegibilidade, por oito anos após o cumprimento da pena, de condenados por decisão judicial definitiva ou por órgão colegiado nesses tipos de crimes.

O parecer aprovado pelo Conselho Federal foi apresentado pelo conselheiro federal Breno Miranda (MT) e acolheu integralmente os argumentos da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB. Segundo o entendimento da comissão, o caso possui elevada relevância constitucional por discutir os limites das regras de inelegibilidade, a proteção da moralidade pública e a competência do legislador para estabelecer critérios de elegibilidade.

Em seu voto, o relator destacou que a OAB deve defender a constitucionalidade da norma, sustentando que as hipóteses de inelegibilidade têm natureza eleitoral, e não penal. Também afirmou que não existe direito adquirido à elegibilidade e que a Constituição Federal autoriza a criação de regras destinadas à proteção da probidade administrativa e da moralidade no exercício dos mandatos eletivos.

Com Assessoria 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Sema-MT abre inscrições de artigos científicos para a Semana de Recursos Hídricos

Pesquisadores e especialistas têm até o dia 7 de julho para submeter trabalhos focados na segurança de barragens e gestão hídrica
Geral

No Senado, Mato Grosso recebe prêmio nacional por alfabetizar 75% das crianças na idade certa

Estado é reconhecido pela segunda vez por reduzir desigualdades e bater metas de aprendizagem projetadas para 2028
Opinião

Construtora de Mato Grosso é potência nacional

Esportes

Ancelotti convoca Seleção Brasileira com 26 nomes para a Copa do Mundo

Técnico italiano divulga lista oficial com Neymar de volta e novidades no ataque; estreia será no dia 13 de junho contra o Marrocos