Apesar de ter sido eleita em uma chapa de direita e por um partido de direita (Novo), a vice-prefeita mudou o discurso após trocar de partido. Depois de uma série de desgastes políticos, coronel Vânia Rosa (MDB) agora critica propostas que antes tinham apoio do grupo.
Ela voltou a se distanciar publicamente do prefeito Abilio Brunini ao criticar propostas ligadas ao armamento feminino como forma de combate ao feminicídio. A declaração ocorre em meio ao desgaste político entre os dois e reforça a distância adotada pela militar nos últimos meses.
Eleita em uma chapa alinhada à direita e ligada a pautas conservadoras, Vânia agora tem adotado um discurso diferente do defendido durante o período eleitoral. A vice-prefeita afirmou ser “irresponsável” apresentar armas como solução para a violência doméstica e criticou propostas que tratam o armamento como medida de proteção às mulheres.
“O problema exige políticas estruturais e fortalecimento da rede de apoio”, afirmou durante declaração sobre o tema, que segue em debate na Câmara Municipal de Cuiabá.
A fala foi interpretada nos bastidores como mais um recado indireto ao prefeito Abilio e a setores da direita cuiabana que defendem o acesso ampliado às armas de fogo. Segundo Vânia, a discussão ignora medidas anteriores de proteção, como acolhimento às vítimas, denúncias e ações preventivas do Estado.
Ela também afirmou que o custo para aquisição e manutenção de armas, além da necessidade de treinamento, torna a proposta distante da realidade de muitas mulheres. O debate sobre o tema continua dividindo opiniões entre autoridades e parlamentares da capital.





