Carregando...
Geral

Doação de leite materno cresce 10% em MT e beneficia quase 400 bebês prematuros

Primeiro trimestre de 2026 registra aumento no número de doadoras e volume de leite distribuído em unidades neonatais do Estado
Foto de Thomas Eliton
Thomas Eliton

A Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), registrou o atendimento a 396 bebês prematuros no primeiro trimestre de 2026. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 4%.

De janeiro a março deste ano, o número de doadoras alcançou 612 mulheres, com aumento de 10% em relação ao ano passado. Dados também mostram que foram doados 747,2 litros de leite humano e distribuídos 493,5 litros de leite para bebês recém-nascidos prematuros internados.

A rede realiza semanalmente visitas domiciliares como parte da rotina de coleta do leite humano doado. No primeiro trimestre de 2026, foram registradas 700 visitas, um aumento de 9% em relação a 2025.

Além disso, foram ofertados 3.698 atendimentos individuais nos bancos de leite humano, um aumento de 8%. Já o número de atendimentos em grupo foi de 156.

“A doação de leite humano é um ato solidário e muito importante para que bebês que, por algum motivo, não podem ser amamentados pela própria mãe possam receber o leite materno doado por outras mulheres, que será pasteurizado, sendo essencial para o desenvolvimento e proteção enquanto estiver internado”, afirmou Rodrigo Carvalho, técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES.

O leite humano doado passa por testes para garantir a qualidade da distribuição. Foram realizados 1.772 testes microbiológicos, 2.712 testes de crematócrito e 2.672 testes de acidez dornic.

“Esses testes são fundamentais para garantir que o leite humano chegue aos bebês com total segurança e qualidade. As análises microbiológicas ajudam a identificar possíveis contaminações, enquanto os testes de crematócrito e acidez avaliam o valor nutricional e a conservação do leite. Todo esse cuidado é essencial para proteger a saúde dos recém-nascidos, principalmente os mais frágeis”, afirmou Rodrigo.

Neste mês, é comemorado o Maio Branco, mês de conscientização e mobilizações para a promoção, proteção e apoio à amamentação. A SES realiza diversas ações ao longo do ano para promover a conscientização sobre a implementação de bancos de leite em hospitais que realizam partos, para aumentar a distribuição de leite humano no Estado.

“Essas ações ajudam a fortalecer o incentivo à amamentação nos serviços de saúde, oferecendo mais apoio às mães e aos bebês. A SES também acompanha a criação de salas de apoio à amamentação, apoia a implementação do Método Canguru e auxilia hospitais que buscam melhorar o atendimento às crianças, pela habilitação na Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Além disso, promove ações para orientar sobre a alimentação infantil e os riscos e prejuízos do consumo indiscriminado de fórmulas infantis e do uso de mamadeiras, bicos e chupetas”, concluiu a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

Como e onde doar?

Para doar, é necessário que toda mulher ou pessoa que amamenta esteja saudável e não faça uso de medicamentos ou substâncias contraindicadas durante o período de amamentação. Atendendo a esses critérios e passando pela triagem clínica, a voluntária está elegível para a doação.

Pessoas interessadas em doar podem se cadastrar em uma das seis unidades de coleta de leite humano nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.

Com Assessoria 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Quer adotar um novo amigo? Cães e gatos estarão disponíveis para adoção no Pantanal Shopping

Evento reúne cães e gatos em busca de um novo lar em Cuiabá
Economia

São Benedito entra no ranking das maiores construtoras do Brasil e conquista 1º lugar no Centro-Oeste e em Mato Grosso

Construtora Mato-grossense impulsiona a infraestrutura nacional
Crônicas Policiais

Pivetta assina decretos que reajustam insalubridade e diárias do Poder Executivo

Adicional de insalubridade tem correção de 35,39%; medida visa recompor perdas inflacionárias acumuladas desde 2014
Especiais

Café pode ajudar a proteger o cérebro, aponta estudo com 130 mil pessoas

Pesquisa indica menor risco de demência entre consumidores moderados da bebida