A ideia de criação de Gilmarlândia, que pode se tornar o 143º município de Mato Grosso, começou a ganhar tração neste fim de semana após manifestação pública do ministro do STF Gilmar Mendes, que defendeu a união de esforços para tirar o projeto do papel. A área proposta fica entre Diamantino e São José do Rio Claro, a aproximadamente 300 quilômetros de Cuiabá.
Apoio de peso
À frente da articulação está o produtor rural Eraí Maggi, que reforçou apoio à emancipação e promove, neste sábado (22), um churrasco para marcar o início da mobilização. Para o evento, Maggi doou um caminhão de carne, reunindo moradores e apoiadores da proposta.
De acordo com os organizadores, o foco da criação do município é resolver gargalos históricos de infraestrutura. Famílias que vivem na região relatam dificuldades para acessar serviços básicos, como escolas, atendimento de saúde e outros equipamentos públicos.
O projeto prevê, como etapas iniciais, a formação de uma associação de moradores e empresários e o distritamento das áreas envolvidas, antes do processo formal de emancipação política.




