17 de abril de 2026 13:39
Justiça

“Competente e íntegro”, diz Mendes sobre nomeação de Ricardo Almeida

Foto de Lucas Bellinello
Lucas Bellinello

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que sua escolha pelo advogado Ricardo Gomes de Almeida para a nova vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) levou em conta o perfil técnico e a trajetória profissional do jurista, marcada por “comportamento moral ilibado e profundo conhecimento jurídico”.

“Conheço o doutor Ricardo há algum tempo. Ele tem uma carreira extensa, sólida e com conduta exemplar. Isso me deu segurança para fazer a nomeação”, disse Mendes em entrevista à Rádio Capital FM, nesta terça-feira (4).

Ricardo Almeida foi o nome escolhido da lista tríplice enviada pelo Pleno do TJMT, no âmbito do Quinto Constitucional da OAB-MT. Ele superou os advogados Juliana Zafino Isidoro Ferreira Mendes e Dauto Barbosa Castro, que também concorriam à vaga.

Elogios aos concorrentes

Durante a entrevista, o governador ressaltou que os três finalistas apresentaram currículos sólidos.

Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com cada um. Todos demonstraram preparo e compromisso com a advocacia e o Judiciário”, afirmou.

Histórico de indicações

Com a nomeação de Ricardo Almeida, Mendes chega a cinco desembargadores indicados durante seu governo. Antes dele, o chefe do Executivo havia nomeado Hélio Nishiyama (pela OAB) e os promotores Marcos Regenold, Wesley Sanches e Deosdete Cruz (pelo Ministério Público).

“Todos têm desempenhado com seriedade e competência suas funções. Tenho certeza de que o doutor Ricardo também vai honrar o cargo”, completou.

Carreira e formação

Com 26 anos de experiência na advocacia, Almeida é especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ele foi juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) por dois mandatos, entre 2014 e 2019, e também diretor da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Palmyro Pimenta.

Além disso, atuou como conselheiro estadual da OAB-MT e integrou o Tribunal de Prerrogativas da entidade.
A posse ainda será marcada pelo TJMT.

A vaga surgiu após a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos em 15 de junho, idade-limite para o exercício da magistratura.

Veja vídeo

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Funcionários da Energisa são presos por cobrar propina de empresário em MT

Dupla foi flagrada exigindo R$ 15 mil para não autuar estabelecimento
Crônicas Policiais

PM asfixia tráfico e apreende 23 kg de drogas em estacionamento de escola em Matupá

Membros de facção tentaram fugir da Operação Força Total em um Pálio prata; carregamento continha maconha, cocaína e pasta base
Crônicas Policiais

Mulher de 40 anos é achada morta dentro de quitinete em MT

Polícia investiga homicídio com uso de arma branca
Geral

Alunos de MT têm até hoje para disputar “vaga” legislativa em Brasília

Inscrições para o Jovem Senador 2026 encerram nesta sexta-feira; concurso de redação sobre democracia nas redes sociais selecionará um representante do estado