Justiça

Câmara de Cuiabá diz que não autorizará CPI contra vereadores antes da conclusão de inquérito policial

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), disse que aguardará a conclusão do inquérito da Operação Perfídia e não autorizará até lá a abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra os vereadores Chico 2000 (PL) e sargento Joelson (PSB).

“No meu entendimento, o caminho correto não é a abertura de uma CPI, mas sim de uma comissão processante, caso ao final das investigações fique comprovado crime. Não podemos afirmar nada neste momento”, disse.

Chico 2000 e sargento Joelson retornaram aos mandatos na semana passada após quatro meses. Eles tinham sido afastados por ordem da juíza Edina Ederli Coutinho, no dia 29 abril, que considerou a permanência deles como risco de novos crimes.

Eles são investigados pela Polícia Civil por suposto recebimento de propina da empresa HBB Construções, que era a responsável pela construção de trecho da avenida Contorno Leste. O valor da propina citado no inquérito seria de R$ 150 mil.

Os vereadores voltaram a exercer o mandato por autorização do desembargador Juvenal Pereira da Silva. O magistrado foi o relator de um habeas corpus pedido pela defesa do sargento Joelson e estendeu o direito a Chico 2000 por ambos serem investigados pelos mesmos crimes.

Em seu voto na Quarta Câmara Criminal, o desembargador afirmou que a Câmara poderia abrir uma investigação parlamentar para apurar a conduta dos vereadores acusados de receber propina. Paula Calil disse que cinco CPIs estão em andamento.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Setasc divulga sorteados para camarote exclusivo no jogo do Cuiabá contra o Botafogo-SP

Ação do Programa SER Família Inclusivo garante conforto e acessibilidade para torcedores autistas e seus acompanhantes na Arena Pantanal
Geral

Festival da Pamonha atrai público e esgota produção na zona rural de Cuiabá

Evento impulsiona economia local e reforça turismo interno com alta procura por produtos à base de milho
Política

Flávio abre espaço para aliados fora do PL em Mato Grosso

Senador diz que todos os apoios serão necessários, mesmo fora do PL
Geral

Cuiabá registra 7 casos de meningite em 2026 e reforça vacinação em 72 unidades

Com dois óbitos confirmados na Capital, Secretaria de Saúde convoca pais e adolescentes para o ‘Dia D’ de imunização neste sábado (25)
23 de abril de 2026 04:34