Carregando...
CuiabáEleições 2024Política

Prefeito e vereadores eleitos em Cuiabá são diplomados

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

Os candidatos eleitos em Cuiabá em 2024 foram diplomados nesta quarta-feira (18.12) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O prefeito eleito Abilio Brunini (PL), a vice-prefeita eleita Vânia Rosa (NOVO) e os 27 vereadores eleitos passaram pelo rito numa cerimônia rápida no Teatro Zulmira Canavarros.

A futura primeira-dama Samantha Iris (PL), também a candidata mais votada para a Câmara Municipal, discursou em nome dos outros futuros vereadores. Falou em “momento difícil” e o “trabalho árduo” que a população, diz ela, espera dos novos mandatários.

“Mas não só trabalho árduo, também, ética, coerência e unidade. É o momento de buscarmos a união entre os poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário], que não podem ter espaço de conflito”, disse.

Abilio, com base em hino evangélico, disse que faz uma “convocação” para “recuperar Cuiabá”. Logo em seguida pontuou as divergências com a parcela que população que não votou nele e com vereadores, que se encaminham para oposição.

“Tem gente que não gosta de mim, vereadores que também não gostam de mim, mas está tudo bem, é natural. Não sou o salvador da pátria, sou apenas uma pessoa com defeitos”, afirmou.

O prefeito eleito e, agora, diplomado, disse ainda que está disposto a sentar para conversar com opositores, para pedir ajuda para recuperar a cidade. “A isso estou disposto”, informou.

O que é diplomação de candidatos?

A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta que cada candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo.

Os diplomas são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

O Código Eleitoral determina, no artigo 215, que no diploma constem o nome do candidato, o partido pelo qual concorreu na campanha, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Detran-MT alcança mais de 7 mil pessoas com 26 ações educativas de trânsito em junho

Atividades focadas em segurança viária e direção defensiva percorreram diversos municípios. Programação incluiu palestras e pit stops para motociclistas
Crônicas Policiais

Polícia desarticula grupo que fornecia armas e drogas do Paraguai para facções rivais em MT

Bando atuava abastecendo o crime organizado em Sinop e região. Sete mandados de prisão foram cumpridos, incluindo o de um líder detido na PCE
Eleições 2026Política

MP quer que partidos criem filtros para identificar relação de candidatos com crime organizado

Ministério Público Eleitoral sugeriu que os diretórios cobrem certidões criminais e cruzem informações patrimoniais com quantias gastas em campanha
Geral

Com legumes frescos e artesanato, Feira da Alencastro vira ponto fixo de compras no Centro da Capital

Evento semanal fortalece a economia local e garante renda direta para dezenas de famílias. Consumidores elogiam qualidade e variedade de “mercado”