Cidades

Simpósio Técnico Aprosoja discute como melhorar produtividade sem aumentar custos

Foto de Redação
Redação

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realiza, nos dias 7 e 8 de agosto, o IV Simpósio Técnico, para debater temas importantes para a agricultura. A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita através do site da entidade por estudantes, produtores e sociedade em geral. Confira a programação e faça sua inscrição.

O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal.

Dentre os assuntos que serão debatidos estão custos de produção, política agrícola, mercado de commodities, Reforma Tributária, biotecnologia, bioinsumos, patentes, boas práticas agrícolas e o impacto de sementes de qualidades na rentabilidade. Esse último tema será exposto pelo palestrante Leandro Barcelos, engenheiro agrônomo e consultor de fazendas na Bahia.

Um dos principais pontos de destaque, pontua Barcelos, é alinhar o aumento da rentabilidade no campo com os custos elevados da produção, que aumentaram de forma significativa durante a pandemia e, até o momento, não retornou aos patamares anteriores. A palestra de Barcelos está programada para ser realizada no dia 7 de agosto, às 16h30.

“Os mato-grossenses têm um potencial gigantesco de aumentar a produtividade, tanto na safra, quanto na safrinha. E a palestra trata justamente de um desses fatores de manejo, que é muito importante e que praticamente não custa nada, a qualidade de sementes, o impacto da qualidade de sementes, falando, principalmente, de vigor”, explica o especialista.

Barcelos antecipa que sua exposição será pautada em como produzir sementes de alto vigor e dos seus impactos na produtividade e da importância de se cobrar dos fornecedores sementes com ainda mais qualidade e alto vigor. “É um insumo que, sem aumentar custos, a gente consegue aumentar a produtividade simplesmente com sementes mais vigorosas”, enfatiza.

Leandro Barcelos também ressalta a importância do evento para melhorar a produtividade da agricultura em Mato Grosso e também de todo Brasil. Para ele, é importante a troca de informações e ideias sobre o setor para explorar de forma sustentável todo potencial através de manejos para aumentar a produtividade agrícola.

“Esse é um evento de suma importância para a gente conseguir chegar a altas produtividades ou melhorar a produtividade a nível de Brasil”, conclui.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

O impacto da música na experiência de jogo

Geral

Mais de 70 pessoas foram presas em 2025 por fazer “gato” de energia em MT

Energisa e polícia intensificam fiscalização desde janeiro
A Propósito

Parabéns, Xomano!

Xomano venceu mais uma batalha e não precisará fazer mais hemodiálise
Alistamento Voluntário Feminino - Forças Armadas - Exército
Oportunidades

Quer vestir a farda? Exército abre seleção com mais de 1,1 mil vagas

Inscrições vão até 4 de maio e salário pode chegar a R$ 6,7 mil
21 de abril de 2026 17:58