Carregando...
CidadesEducação

Estudante de Alta Floresta irá representar Mato Grosso no programa Jovem Senador 2024

Programa Jovem Senador
Foto de Redação
Redação

Selecionada pelo Senado da República no processo seletivo do Programa Jovem Senador 2024, a estudante Letícia Pimenta Mageski, de 17 anos, moradora de Alta Floresta, representará Mato Grosso na Semana de Vivências Legislativas 2024, em Brasília (DF), de 5 a 9 de agosto.

O programa seleciona um estudante da rede pública estadual de todo o país para representar o seu estado no Congresso Nacional.

Neste ano, Mato Grosso teve 6.719 estudantes inscritos, de 819 turmas de Ensino Médio, nas 14 Diretorias Regionais de Ensino. O número foi 6 vezes maior que no ano passado, em que apenas 1.083 jovens participaram da seletiva.

Cursando o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Rui Barbosa, Letícia disse que recebeu com surpresa a notícia de que vai representar o Estado em Brasília.

“Não estava esperando ser a ganhadora e representar Mato Grosso, mas tenho uma diferente visão sobre o jovem na política e acredito que a participação é essencial para a nossa democracia”, comentou.

A professora de língua portuguesa Joana Maria Santana afirmou que está orgulhosa de saber que a sua aluna foi a selecionada para o programa.

“A Letícia é uma ótima aluna em Língua Portuguesa, que compõe redação, gramática e literatura. É comprometida, estudiosa, aplicada, faz todos os deveres e é autodidata. É um modelo a ser seguido”, disse.

A redação da representante mato-grossense passou por seleções feitas por equipes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do próprio Senado. Todos os anos é proposto um tema de redação que aborda civismo, questões sociais e convidam a reflexão sobre o exercício da cidadania. Esse ano, o tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

O Programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar os selecionados do ensino médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Pai é preso em flagrante por espancar filha de 12 anos até a morte em Várzea Grande

Homem fugiu após a mãe encontrar a adolescente caída no quarto, mas se entregou à polícia horas depois
Geral

Pesquisadores de MT transformam cinzas de madeira em fertilizante para baratear produção

Projeto da UFR apoiado pela Fapemat cria adubo sustentável a partir de resíduos. Invenção reduz custos no campo e diminui a dependência de fertilizantes tradicionais
JustiçaPolítica

Faissal é apontado como “laranja” de desembargador, que movimentou mais de R$ 3 milhões

Deputado estadual é apontado como suposto operador financeiro do esquema de venda de sentenças judiciais no Tribunal de Justiça
Geral

Com 68% das obras concluídas, maior ponte de MT vai acabar com travessia de 1 hora em balsa

Estrutura milionária sobre o Rio Juruena, na MT-208, tem entrega prevista para o fim de 2026 e encurtará a rota para os portos do Norte em 400 km