Carregando...
CidadesEducação

Mato Grosso é finalista na 5ª Olimpíada Brasileira de Cartografia

Olimpíadas de Cartografia (2)
Foto de Redação
Redação

Alunos da terceira série do Ensino Médio do Sesc Escola, unidade escolar do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), representarão o estado de Mato Grosso na Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac), que realiza a última etapa da competição no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro. Com o tema “Amazônia no Mapa”, a 5ª edição propôs atividades inovadoras relacionadas ao mapeamento de recursos naturais e de povos tradicionais, por meio da exploração de mapas.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, parabeniza os estudantes e considera a participação uma oportunidade para a expansão de conhecimentos. “O processo teve início em maio deste ano e, desde então, os alunos têm se empenhado em todas as etapas. É uma forma de ampliar as experiências para além da sala de aula e, ainda, ter o reconhecimento pelo esforço desempenhado’, pontua.

Os alunos Isis Gonçalves da Silva, Natália Gomes de Souza, Nayon Eikon Martins e Luís Guilherme Soares foram inscritos pela professora de Geografia do Sesc Escola, Dayane Godoi. Ela conta que o regulamento permite que participem equipes de até 4 alunos de 13 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

“O estímulo do Sesc Escola é de extrema importância, pois é o momento que eles têm de vivenciar aprendizados que vão além do que está nos livros, como aprender a usar mapas, bússola etc.”, diz ela.

Olimpíadas de Cartografia (2)
(Foto: reprodução)

A primeira e segunda etapas da competição foram feitas de forma on-line, já a terceira e última acontece no Rio de Janeiro, com a “Corrida de Orientações”. Na ocasião, os estudantes receberão um mapa e uma bússola. Acumulará mais pontos a equipe que executar o trajeto em menor tempo.

“No fim do ano, teremos uma oficina sobre o tema para os demais alunos, com o intuito de compartilhar o conhecimento adquirido com todos”, completa a professora da disciplina de Geografia.

Juliano Prado, gerente de Educação Sesc-MT, enfatiza que os estudantes demonstraram excelência em provas teóricas e práticas e participaram ativamente de atividades de mapeamento com seus colegas.

“Além disso, estabeleceram uma colaboração notável com o departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a criação de um mapa digital. Essa conquista é um reflexo do empenho dos nossos alunos e do apoio da comunidade escolar, que é essencial. Agora, eles se preparam para representar nossa escola na etapa final da Obrac com entusiasmo e determinação”.

Nayon diz que se não fosse a iniciativa da professora, não teria conhecimento da Olimpíada. “Sempre busco participar das atividades da escola, porque quero deixar minha marca, por isso fico feliz que a gente tenha chegado tão longe”, diz o estudante.

Natália comenta que aprendeu com as provas e se sente mais preparada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Nós aprofundamos o nosso conhecimento em leitura de mapas e entendimento de cartografia, e é um assunto que cai bastante no Enem”.

Isis diz que o processo enriqueceu bastante seu repertório. “Aprendemos muito sobre cartografia, desde a leitura de artigos até sobre o manuseio de bússola e o uso do QGIS, um sistema de informação geográfica. Com certeza, isso tudo ajuda no nosso crescimento pessoal. Agora, estou ansiosa pela viagem, acredito que estamos preparados”, destaca.

Olimpíadas de Cartografia (2)

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Após “lista de estrupráveis”, estudantes voltam às ruas e pedem medidas mais duras contra assédio na UFMT

Mobilização ocorreu no Campus Cuiabá e contou com apoio da administração da universidade.
Geral

Caiu na conta! Servidores de Cuiabá recebem com RGA incorporado à folha hoje

Remuneração de maio inclui prêmio-saúde, insalubridade, férias e horas extras
Crônicas Policiais

Operação Caçada Urbana estoura búnker de facção e prende dupla em Guarantã do Norte

Polícia Civil monitorou endereço e apreendeu porções de drogas prontas para a venda na tarde de terça (26)
Crônicas Policiais

Funcionário derretia cobre furtado da própria empresa no quintal de casa para garantir ‘salário extra’

Derf descobre esquema de auxiliar de estoque no bairro Mapim e recupera carga de R$ 30 mil; furtos sistemáticos aconteciam na hora do almoço