DestaquesMato GrossoNegóciosSeleção dos Editores

Mauro Mendes diz que MT será o 4º maior produtor de alimentos em 10 anos

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O governador Mauro Mendes disse nesta quarta-feira (23), em Dubai, que Mato Grosso se tornará, sozinho, o quarto maior produtor de alimentos no mundo. Isso em um prazo de aproximadamente 10 anos.  

“Somos o maior produtor brasileiro e com grande capacidade de crescimento. Em 10 anos, seremos, sozinhos, o quarto maior produtor mundial de alimento. E o mais importante é que esse posicionamento está sendo feito de maneira muito sustentável”, afirmou. 

A declaração foi feita em apresentação de dados econômicos e ambientais de Mato Grosso para um público de autoridades políticas e empresários dos Emirados Árabes, em evento organizado pela Apex Brasil. 

(Foto: Reprodução/Secom-MT)

Em sua fala, o governador voltou a dizer que o Estado teria a produção agropecuária mais sustentável em nível mundial, considerando o volume de produção anual e a extensão da área de mata preservada.  

O mesmo argumento já tinha sido dado a empresários na Conferência Mundial do Clima (COP) realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021. Ele foi acompanhado pela apresentação do projeto de zerar a emissão de carbono até 2035. 

Mato Grosso representa hoje cerca de 30% do total de produção nacional de grãos, com um Valor Bruto da Produção (VBP) na casa dos R$ 132 bilhões, fechados em 2021.  

A estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é que a produção brasileira dobre de tamanho nos próximos anos. Até 2031, o país deverá produzir 260 milhões de toneladas de grãos. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Reaparecimento de tartarugas-cabeçudas na Baía de Guanabara intriga pesquisadores

Fenômeno inédito documentado pelo Projeto Aruanã revela novos hábitos de espécie ameaçada de extinção em águas fluminenses
Geral

Bióloga do Inpa vence maior premiação científica do Brasil em 2026

Com quase 50 anos de dedicação à Amazônia, Maria Teresa Fernandez Piedade recebe o Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Economia

Brasil proíbe apostas em política, esportes e reality shows em mercados preditivos

Decisão do CMN entra em vigor em maio e separa “bolsa de previsões” de jogos de azar; apenas temas econômicos seguem liberados
Economia

Imposto de Renda: Veja o que pode e o que não pode ser deduzido na declaração

Enquanto saúde não tem teto de gastos, educação possui limite de R$ 3.561,50 por pessoa; cursos de idiomas ficam de fora
26 de abril de 2026 19:28