17 de abril de 2026 15:22
BrasilConsumoNegócios

Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL

energia
Foto de Redação
Redação

A conta de luz vai continuar aumentando no ano que vem. De acordo com documentos oficiais do governo e do setor elétrico, a projeção é de que o reajuste nas tarifas chegue a 21% no ano de 2022, alta que vai turbinar ainda mais a inflação.

No texto, publicado internamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e obtido com exclusividade pelo Estadão, o órgão prevê o impacto financeiro que a crise hídrica terá sobre a conta de luz no Brasil, em decorrência das medidas adotadas para garantir o fornecimento de energia.

“Nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%”, diz o documento.

Ainda segundo informações publicadas pelo Estadão, o reajuste acumulado em 2020 somente para o consumidor residencial chega a 7,04%. Com isso, o aumento projetado para o ano que vem praticamente triplica a alta de 2021.

Além disso, a área técnica da agência reguladora concluiu, após analisar as previsões de geração de energia e de custos – incluindo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) -, que até abril de 2022, as “melhores estimativas” indicam um rombo de R$13 bilhões, “já descontada a previsão de arrecadação da receita da bandeira tarifária patamar escassez hídrica no período”, ou seja, o nível mais alto de cobrança da taxa extra.

(Da Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Documentário ‘Memórias de Alda’ resgata trajetórias femininas na Expedição Roncador-Xingu

Lançamento gratuito ocorre nesta sexta-feira (17), no Cine Laser; filme mergulha nos conflitos de gênero e cultura de Alda Vanique e Diacuí Kalapalo
Justiça

Justiça suspende despejo de 650 famílias nos condomínios Villas das Minas e Lavras do Sutil

Decisão proferida nesta sexta-feira (17) evita crise social no bairro Porto; processo será submetido à Comissão de Soluções Fundiárias para análise humanizada
Geral

Bombeiros localizam corpo de indígena desaparecido após naufrágio no Rio Araguaia

Pai e filho morreram após embarcação virar na última terça-feira (14); buscas contaram com apoio de mergulhadores de Mato Grosso e Tocantins
Crônicas Policiais

PM fecha “boca” em casa abandonada e apreende máquinas caça-níqueis em Nova Xavantina

Suspeito de 27 anos tentou fugir jogando mochila com 300 porções de cocaína; local servia de base para facção criminosa no bairro Jardim Alvorada