Carregando...
CidadesDestaquesMato GrossoSeleção dos Editores

CPFs de 27 mortos podem ter sido usados para furar a fila de vacinação em MT

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

Os documentos de 27 pessoas mortas em Mato Grosso podem ter sido usados para furar a fila de vacinação contra a covid-19. Os indícios de fraude foram identificados em 22 municípios até o momento, em levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os casos foram descobertos no cruzamento de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), de 18 de janeiro a 15 de março, com os do Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi).

Conforme o TCE, foram identificados 114.858 casos regulares (99,93%) e outros 56 tiveram resultado inconclusivo (0,05%). No segundo grupo, o CPF está registrado no Sisobi e também no cadastro de vacinação em data posterior. Mas há divergência quanto ao nome ou a data de nascimento do vacinado.

No caso dos 27 registros classificados como irregulares (0,02%), o CPF do vacinado consta na base de dados do Sisobi, no cadastro de vacinação em data posterior à data do óbito, com nome e data de vacinação coincidente.

“Estamos aguardando a defesa dos municípios, demos 15 dias para que se pronunciem. Se constatado que foi cometida alguma fraude, vamos tomar as medidas cabíveis e usar todas as ferramentas necessárias para que essas pessoas que estão furando filas sejam responsabilizadas”, afirmou o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.  

Conforme TCE, os dados o resultado devem ser tratados como preliminares, por isso não há resultado conclusivo de fraude.

O que disse a prefeitura de Cuiabá?

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) afirmou que recebeu a notificação e encaminhou para a coordenação da campanha de vacinação contra a covid-19, que já está fazendo o levantamento necessário para apurar a situação. Além disso, irá analisar todo o banco de dados e encaminhará manifestação ao TCE em até 15 dias, prazo concedido pelo órgão de controle.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Prefeitura define as 4 ruas de Cuiabá que terão telões para o jogo do Brasil; veja a lista

Vencedoras do concurso ganham estrutura completa com tendas, cadeiras e água gelada para a partida desta segunda-feira (29), às 13h
Economia

Abilio tenta barrar reajuste da Águas Cuiabá e aciona MP contra aumento de até 20%

Prefeito afirma que município esgotou medidas administrativas após decisão arbitral baseada em parecer de 2024. Suspensão agora depende da Justiça
Geral

Prefeitura distribui 200 marmitas quentes e cobertores para pessoas em situação de rua no Porto

Equipes da Assistência Social intensificaram o acolhimento durante a queda de temperaturas na capital. Famílias acompanhadas pelo CRAS também recebem doações
Geral

Perícia descarta crime e conclui que pane elétrica causou incêndio em depósito da Prefeitura de VG

Fogo que destruiu alimentos e materiais escolares no último dia 17 começou na fiação de uma câmara fria. Prédio já foi liberado para a Polícia Civil