CidadesDestaquesMato GrossoSeleção dos Editores

Covid-19: Teles Pires tem a mais alta taxa de contágio em MT

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

A região Teles Pires teve a maior incidência de casos da covid-19 no primeiro ano da pandemia em Mato Grosso. A quantidade de casos nos nove municípios da região foi três vezes maior na comparação com a região com menor variação. 

Os dados estão na nota técnica elaborada por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em análise dos 12 meses de registros diários da covid-19.

A região Araguaia Xingu teve incidência de 3.513 casos para cada 100 mil habitantes. O Teles Pires teve 9.890 casos para o mesmo grupo de pessoas.

Até o começo de março deste ano, os municípios da região somaram 43.920 casos da covid-19. O número só foi superado pela Baixada Cuiabana, com 78.710 doentes. Mas, por ser mais populosa, a taxa de incidência na região da Capital ficou em 7.736/100 mil. 

“Uma característica da covid-19 ao nível regional e municipal é a oscilação da incidência, apresentando acréscimo e decréscimo de um mês para outro. A região Teles Pires tem fugido a esta característica, pois em todo o período há municípios com altas taxas, principalmente após junho de 2020”, pontua a estudo. 

A taxa alta se manteve no Teles Pires mesmo entre setembro e novembro de 2020, quando a curva do contágio achatou em Mato Grosso. Foi o período em que o Estado começou a sair da primeira onda de contágio. 

A região foi a terceira com o maior a quantidade de leitos pactuados entre Estado e municípios para tratamento exclusivo de pacientes da covid-19. O número de leitos de enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 71 e teve taxa de 16 leitos para 100 mil habitantes. 

A quantidade só foi mais alta na Baixada Cuiabana, que tinha até a publicação da pesquisa, 258 leitos (taxa de 25,4/100 mil) e no Alto Tapajós, com 25 leitos (23/100 mil). 

A região Teles Pires é composta por Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Sorriso e Tapurah. 

A nota técnica UFMT foi elaborada pelo Instituto de Saúde Coletiva, pelos departamentos de Matemática e Geografia, e pelo Laboratório de Geotecnologias. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

PM fecha garimpo ilegal em Novo Mundo e apreende escavadeira e arma adaptada

Homem de 53 anos foi preso em flagrante; maquinário pesado foi entregue à Prefeitura de Guarantã do Norte
Crônicas Policiais

Marido é preso em flagrante após esfaquear esposa no pescoço em Cuiabá

Vítima de 47 anos foi encontrada inconsciente no Jardim Vitória; suspeito estava bêbado e alegou que ela “se feriu sozinha”
Crônicas Policiais

Sema apreende três tratores usados em desmatamento ilegal no Norte de Mato Grosso

Maquinários foram flagrados em Santa Helena e Marcelândia; áreas já estavam embargadas e monitoradas por satélite
Esportes

Invictas, Brasil e Canadá duelam pelo troféu do Fifa Series na Arena Pantanal

Seleção Brasileira vem de goleadas e encara as canadenses às 21h30; ingressos via Facepass valem para dois jogos
18 de abril de 2026 14:37