DestaquesJudiciárioMato GrossoPolítica

Entidade pede ao STF que anule reeleição de presidente da ALMT

Foto de Redação
Redação

A Confederação Nacional das Carreiras Típicas do Estado (Conecate) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) na qual requer uma liminar determinando uma nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O pedido foi distribuído ao gabinete do ministro Alexandre Moraes e já está concluso para decisão.

A entidade questiona trecho do Artigo 24 da Constituição de Mato Grosso, que estaria em desacordo com a Constituição Federal, permitindo sucessivas reeleições de presidentes do Legislativo.

“É indiscutível a ilegalidade de uma terceira presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso ao Sr. Eduardo Botelho, sendo inadmissível a reeleição por mais de uma vez”, diz um dos trechos do pedido.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2021/2023 é presidida por Eduardo Botelho (DEM) e composta ainda pelos seguintes parlamentares: Max Russi (PSB), primeiro-secretário; Janaína Riva (MDB), 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSDB), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Delegado Claudinei (PSL), 3º secretário e o deputado Paulo Araújo (Progressistas), 4º secretário.

O pedido da Confederação ainda ressalta decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a impossibilidade de reeleição dos presidentes das Casas Legislativas dentro de uma mesma legislatura.

Por isso, é solicitado que, no julgamento de mérito da Adin, a Suprema Corte declare inconstitucional o parágrafo 3º do art. 24 da Constituição de Mato Grosso, pela contrariedade à Constituição Federal.

O texto da lei mato-grossense diz: “os membros da Mesa e seus respectivos substitutos serão eleitos para um mandato de 02 (dois) anos, na forma estabelecida pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa, permitida a recondução”.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Inteligência desmascara foragido por homicídio que usava nome do irmão em MT

Homem de 56 anos foi preso pela Força Tática em Bom Jesus do Araguaia; ele possuía dois mandados de prisão em aberto no Estado de Goiás
Crônicas Policiais

Homem é preso em Várzea Grande após esconder drogas em padrão de energia

GAP da Polícia Militar apreendeu maconha, pasta base e dinheiro em ponto de venda no bairro Vitória Régia na noite de quinta (23)
Crônicas Policiais

Lei Seca prende em Cuiabá foragido condenado a 20 anos por roubo qualificado

Suspeito foi flagrado bêbado, em moto sem placa e tentou enganar a polícia com documento falso na madrugada desta sexta (24)
Geral

Hospital Central e Einstein realizam mutirão de cirurgias robóticas contra o câncer de próstata em MT

Procedimentos realizados via SUS entre os dias 25 e 27 de abril utilizam tecnologia de ponta para garantir precisão e recuperação rápida aos pacientes
24 de abril de 2026 15:48