Cidades

STJ mantém internação de adolescente que matou amiga em Cuiabá

Caso Isabele
Foto de Rafael Costa
Rafael Costa

O Superior Tribunal de Justiça negou habeas corpus para conceder liberdade à menor condenada no dia 19 de deste mês a cumprir a três anos de internação por infração análoga a homicídio doloso pelo disparo de arma de fogo que matou a menor Isabele Ramos Guimarães no dia 12 de julho de 2020, no condomínio Alphaville em Cuiabá.

A decisão do ministro Jorge Mussi foi dada no sábado (23), mas o inteiro teor está em segredo de Justiça pois envolve menor de idade.
A defesa patrocinada pelo advogado Artur Barros de Freitas Osti insurge contra a decisão da juíza da Segunda Vara da Infância e Juventude, Cristiane Padim, que determinou o imediato cumprimento da sentença.
Um dos argumentos é que a menor deve responder a ação em liberdade até a sentença transitar em julgado, ou seja, tornar-se definitiva e irrecorrível.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Juvenal Pereira da Silva, já havia negado o pedido de liminar em habeas corpus por entender que não havia constrangimento ilegal a menor B.O.C cumprir imediatamente a internação em unidade sócio educativa.
Diante disso, a defesa recorreu ao STJ amparada na tese da súmula 691 do Supremo Tribunal Federal que autoriza a impetração de habeas corpus diante de evidente ilegalidade que proíba o direito constitucional de ir e vir.
No entanto, o ministro Jorge Mussi entendeu que não havia ilegalidade na decisão que autorizou a execução da sentença, mantendo assim seus plenos efeitos.
Atualmente, a menor B.O.C está internada no Lar Menina Moça, anexo ao Centro Socioeducativo de Cuiabá,o popular Complexo do Pomeri.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Idoso de 71 anos é preso em flagrante após esfaquear homem em Alto Araguaia

Crime ocorreu em frente a uma distribuidora de bebidas; motivação seria um desentendimento relacionado à atual companheira do agressor
Geral

De jacaré no quintal a gato em cisterna: Bombeiros salvam animais em três cidades de MT

Ocorrências em Campo Verde, Guarantã do Norte e Confresa mobilizaram equipes especializadas em manejo e salvamento técnico nesta segunda (27)
Geral

CGE e PGE lançam guia de conduta para servidores durante o período eleitoral em MT

Cartilha detalha proibições permanentes sobre o uso de bens e serviços públicos; inteligência artificial do governo não pode ser usada para fins políticos
Política

Medidas econômicas de R$ 500 milhões devem ser votadas com urgência pela ALMT

Presidente da Assembleia, deputado Max Russi afirmou que já começou a articular a celeridade em projetos para ser aprovado o quanto antes
29 de abril de 2026 09:07