Brasil

Medidas contra covid-19 em templos religiosos? Deputado acha que não é preciso

Foto de André Souza
André Souza

O uso da máscara, a distância segura entre pessoas e a higienização das mãos foram apontadas por cientistas de todo o mundo como as formas mais adequadas de enfrentar a covid-19. As medidas valem para circulação em ambientes coletivos e isso inclui igrejas e templos.

Mas para o deputado federal Henrique Freire, do PSL do Ceará, essas precauções não devem ser obrigatórias em cultos e encontros religiosos. Ele é autor de um projeto que tramita na Câmara dos Deputados acerca desse assunto.

Na prática, o projeto exclui os templos religiosos de qualquer legislação ou norma que vise “dificultar ou limitar” a liberdade religiosa, de culto e a reunião de fiéis.

“Propomos preservar um direito natural que está acima da tirania de qualquer que seja o governante, pois esses não estão acima de Deus e da fé”, defende o parlamentar.

Mesmo reconhecendo que a pandemia provocada pelo novo coronavírus exige uma série de medidas para evitar que um número maior de pessoas seja infectado, Freire avalia que é preciso fazer ponderações quando essas medidas vêm de encontro a própria liberdade religiosa.

“Os próprios líderes religiosos têm plena capacidade de conduzir suas respectivas comunidades com os cuidados necessários em relação à pandemia”, acrescenta.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

IPhCO 2026: Olimpíada de Física foge do tradicional e aposta em ferramentas digitais

Estudantes são desafiados a resolver problemas por meio de pesquisa e interpretação de pistas; participação é gratuita e totalmente on-line
Geral

Hospital Central completa 100 dias com cirurgias robóticas inéditas pelo SUS em MT

Gerida pelo Einstein, unidade já realizou 11 procedimentos com robôs e soma mais de 2,6 mil consultas em sete especialidades
Geral

Bora tomar uma? Pantanal Shopping recebe Festival da Cerveja Artesanal

O evento terá entrada gratuita e o festival reúne cervejarias artesanais de diversas regiões do estado
Crônicas Policiais

Polícia Civil desarticula facção que degolou e incendiou vítima em Araputanga

Operação cumpre 12 ordens judiciais em quatro cidades de MT para prender autores de homicídio brutal ocorrido em fevereiro
29 de abril de 2026 12:54