EleiçõesPolítica

Eleições 2020: falta poderá ser justificada em app pelo celular

Foto de Agência Brasil
Agência Brasil

As lojas de aplicativo de celular (app) colocam à disposição nesta quarta-feira (30) uma nova versão do e-Título com mais funcionalidades. O recurso eletrônico possibilitará que o eleitor justifique a ausência nas eleições deste ano – 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) – sem sair de casa.

A justificativa é obrigatória e pode ser feita até 60 dias após cada turno da eleição.

Nas eleições de 2018, 29,9 milhões de pessoas deixaram de votar no primeiro turno e 31,3 milhões de pessoas no segundo. Quem, até hoje, não justificou deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais.

Até as eleições, o e-Título estará atualizado para que as justificativas possam ser apresentadas. Elas podem ser feitas já no dia da votação por quem não comparecer às urnas.

O e-Título também permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.

O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOs.

Conforme nota da Justiça Eleitoral, para baixar o aplicativo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar a página do título de eleitor no Portal do TSE.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Sema apresenta plano de conservação da UHE Juruena em Campos de Júlio e Sapezal

Reuniões públicas nesta quinta e sexta-feira discutem o uso e a proteção do entorno do reservatório; evento terá transmissão ao vivo
Crônicas Policiais

Operação Lei Seca prende 60 motoristas e remove mais de 200 veículos em Mato Grosso

Balanço do fim de semana aponta 540 multas aplicadas em cinco cidades; Cuiabá e Rondonópolis lideram as fiscalizações
Crônicas Policiais

Homem é preso com malas prontas após agredir colega com pauladas em Barra do Bugres

Suspeito de 53 anos tentou fugir de fazenda após discussão; vítima foi socorrida pelo Samu com cortes no pescoço
Geral

Socorro 36% mais rápido: Parceria entre Samu e Bombeiros amplia atendimentos em MT

Chamadas para 192 e 193 agora são unificadas no Ciosp; sistema garante envio da ambulância mais próxima da ocorrência
21 de abril de 2026 10:36