Carregando...
DestaquesJudiciárioMato Grosso

Justiça em números: 77% dos processos com justiça gratuita são arquivados em MT

Foto de Vinicius Bruno
Vinicius Bruno

Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) tem uma média de 77% de arquivamento dos processos com assistência judiciária gratuita. Esse é, segundo dados do anuário Justiça em Números 2020, o melhor desempenho dentre os tribunais estaduais do país.

Os dados divulgados na última semana pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que a média de processos com assistência judiciária gratuita (AJG) no TJMT foi de 9.088 para cada 100 mil habitantes, em 2019.

Isso significa que só no ano passado mais de 318 mil processos foram distribuídos sem custas processuais.

Coordenador de planejamento do TJMT, Flávio Pinto, explica que o indicador é positivo, pois demonstra que o Poder Judiciário está resolvendo as demandas independentemente se o processo tem custas ou é gratuito.

“O nosso estoque é divido em processos com justiça gratuita e processos com custa judiciais. O indicador com esse nível de baixa é positivo. O Judiciário mato-grossense não olha para esse nível de qualidade, se é justiça paga ou gratuita. Em que pese uma alta taxa de distribuição deste tipo de processo, também tem uma elevada taxa de resolução”.

Produtividade

A taxa de produtividade dos magistrados mato-grossenses se situou em 2005 processos baixados em 2019. O desempenho é 4º maior dentre os tribunais de médio porte, ficando atrás de Santa Catarina, Bahia e Goiás.

No ano passado, em Santa Catarina, cada magistrado julgou em média 3.170 processos, enquanto que na Bahia a média foi de 3.096 e 2010 em Goiás.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

EconomiaGeral

Exclusivo: Big Lar deve adiar planos de nova unidade em Cuiabá

Rede avalia que lojas atuais já atendem a demanda da Grande Cuiabá.
Crônicas Policiais

PC-MT apreende material de apologia ao nazismo durante operação contra pedofilia em Cuiabá

Mandados de prisão e busca são cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual
Crônicas Policiais

Jovem de 17 anos é encontrada morta em unidade socioeducativa de Cuiabá

Caso ocorreu na ala feminina da unidade e é investigado pela Polícia Civil e pela Sejus.
Geral

Veja vídeo! Pancadaria generalizada toma conta da Santa Casa de Cuiabá

Briga envolvendo pacientes e acompanhantes causou correria e tumulto dentro da unidade de saúde.