DestaquesMato Grosso

MPF recomenda que MT seja mais transparente em relação à pandemia

Foto de Vinicius Bruno
Vinicius Bruno

O Ministério Público Federal (MPF) fez uma série de recomendações ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e ao secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo. A ideia é que eles garantam mais transparência em relação aos dados da pandemia do novo coronavírus no Estado.

Na semana passada, Mato Grosso foi classificado como o Estado com menor nível de transparência em relação à covid-19, conforme dados divulgados pelo Índice de Transparência da Covid-19 elaborado pela Open Knowledge Brasil (OKBR).

A recomendação feita pela procuradora da República Denise Nunes Rocha Muller Slhessarenko sugere que o Estado disponibilize em um site específico, informações sobre os gastos públicos para o enfrentamento da doença.

A procuradora destacou que isso precisa ser feito “sem omissões e com atualização diária”.

O MPF recomenda ainda que todas as informações envolvendo valores, aplicação dos recursos federais, ações já adotadas pelo Estado e tudo o que estiver relacionado com a pandemia esteja disponível ao público de forma objetiva e transparente.

A procuradora estabeleceu um prazo de cinco dias para que o Estado responda a recomendação e aponte se acata ou não as sugestões.

Uma nova ala dentro do Hospital Metropolitano foi o investimento mais significativo feito pelo governo de MT, até agora (Foto: Maros Vergueiro/Secom-MT)

Supostos erros

A discussão em torno da transparência dos dados do governo do Estado também foi levantada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O parlamentar afirma ter encontrado erros nos números de casos de novos infectados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o deputado – que é médico sanitarista -, “o boletim epidemiológico do dia 30 de julho traz uma média móvel de 7 dias com 650 casos novos de covid por dia. Mas na realidade, essa média móvel é de 1.360 casos novos por dia”.

O deputado também levanta outra questão que é referente ao número de testes em análise no Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). Segundo informações do governo, na semana passada aguardavam resultado 2.783 exames, mas levantamento feito pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) aponta que esse montante poderia chegar a 11.831 testes.

O que diz o Governo do Estado?

O LIVRE entrou em contato com a assessoria de imprensa da SES-MT e do governador Mauro Mendes, mas ainda não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestações.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Reaparecimento de tartarugas-cabeçudas na Baía de Guanabara intriga pesquisadores

Fenômeno inédito documentado pelo Projeto Aruanã revela novos hábitos de espécie ameaçada de extinção em águas fluminenses
Geral

Bióloga do Inpa vence maior premiação científica do Brasil em 2026

Com quase 50 anos de dedicação à Amazônia, Maria Teresa Fernandez Piedade recebe o Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Economia

Brasil proíbe apostas em política, esportes e reality shows em mercados preditivos

Decisão do CMN entra em vigor em maio e separa “bolsa de previsões” de jogos de azar; apenas temas econômicos seguem liberados
Economia

Imposto de Renda: Veja o que pode e o que não pode ser deduzido na declaração

Enquanto saúde não tem teto de gastos, educação possui limite de R$ 3.561,50 por pessoa; cursos de idiomas ficam de fora
26 de abril de 2026 15:04