Carregando...
DestaquesMato GrossoPolíticaSeleção dos Editores

Candidato, sim! MDB garante Emanuel Pinheiro na disputa pela reeleição em Cuiabá

Foto de Vinicius Bruno
Vinicius Bruno

A corrida eleitoral de 2020 começou. E, em Cuiabá, enquanto o prefeito Emanuel Pinheiro resiste em falar sobre o assunto, o MDB – partido ao qual é filiado – se julga pronto para passar enfrentar as urnas em novembro. Presidente do diretório municipal da legenda, o advogado Francisco Faiad afirma de forma taxativa: “temos Emanuel Pinheiro como candidato à reeleição”.

De acordo com Faiad, a chapa de candidatos a vereador também já está montada. O MDB lançará 38 nomes para concorrer as 25 cadeiras da Câmara de Cuiabá. A perspectiva do partido é eleger, pelo menos, quatro deles.

Na atual legislatura, a sigla conta com um único vereador: Juca do Guaraná Filho.

Candidato e com apoiadores

A partir deste ano, os partidos não podem mais fazer coligações para as eleições proporcionais. Mas, na perspectiva do MDB, isso não deve impedir uma “forte aliança” em torno de Emanuel Pinheiro.

Faiad explica que existem 11 partidos se articulando com o MDB para apoiar a candidatura à reeleição do prefeito. São as legendas que estiveram em um ato político realizado em dezembro de 2019: PV, PP, PTB, PRTB, PSD, PSDB, PL, PSC, PSB, PRB e Avante.

LEIA TAMBÉM

Contudo, sabe-se que o PSDB tem correntes distintas. Parte do grupo político quer apoiar a reeleição de Emanuel e outra defende uma candidatura própria encabeçada pelo empresário e ex-secretário de Estado, Luis Carlos Nigro.

O nome do candidato ou candidata a vice-prefeito saíra dentre os partidos que pretendem formar aliança com Emanuel Pinheiro. A decisão deve ocorrer antes das convenções partidárias, que podem ser realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro.

Quanto ao fator pandemia, que será preponderante nas eleições 2020, Faiad avalia que será um “novo tipo de campanha”. Para ele, a relação “corpo a corpo” com os eleitores será menor – por motivos óbvio -, por isso, a campanha será “muito mais midiática”.

“Vai ser diferente e exigir dos candidatos muita criatividade para fazer chegar aos eleitores com suas propostas”.

Confira novo calendário eleitoral

Fonte: Agência Câmara Notícias

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

V MEET 2026: Saiba tudo sobre prazos e inscrições para a Mostra Estadual de Escolas Técnicas

Professores orientadores têm entre 25 de maio e 8 de junho para submeter projetos de inovação tecnológica e social
Geral

OAB entra em ação no STF para manter inelegibilidade por crimes contra a vida

Por unanimidade, Conselho Federal aprova ingresso como amicus curiae na ADI 7.770, relatada pelo ministro Luiz Fux
Crônicas Policiais

Gefron sufoca crime na fronteira com 6 prisões e apreensão de arsenal de R$ 360 mil

Operações distintas em Cáceres e Pontes e Lacerda resultaram na apreensão de carabinas, pistola e recuperação de caminhonete roubada
Crônicas Policiais

Homem é preso em flagrante após usar faca para arrancar lábio da esposa em MT

Policiais do 18º Batalhão flagraram a agressão em andamento; suspeito também espancou duas testemunhas que tentaram intervir