CidadesCuiabáMato Grosso

Sem visitas presenciais, reeducandos podem se comunicar por videochamadas

Foto de Matheus Fragata
Matheus Fragata

As unidades penais de Mato Grosso têm permitido que reeducandos falem com suas famílias em visitas virtuais e os liberam também, para ler e-mails e cartas. Essa é a alternativa, em tempos de coronavírus.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a inovação foi necessária para garantir o direito dos apenados ao recebimento de visitas já que as físicas estão suspensas como combate ao coronavírus dentro das unidades mato-grossenses.

“A população carcerária também tem o direito de receber informações de seus familiares, e assim, minimizar os efeitos da suspensão das visitas físicas. Além disso, é uma forma de impedir que a pandemia atinja o sistema prisional”, destacou o secretário.

Chamadas por vídeo ou áudio

As visitas virtuais ocorrerão por agendamento prévio, conforme regulamento de cada estabelecimento penal, de segunda a sexta-feira, por meio de chamada de áudio/vídeo.

Cada unidade prisional deverá obedecer a capacidade operacional contabilizando tempo para que todos tenham a oportunidade de rever familiares e amigos.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Alves Flores, somente será permitida a realização de uma visita virtual de uma pessoa por recuperando e tem que ser entre os visitantes já cadastrados.

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da adjunta de Administração Penitenciária também regulamentou o envio e recebimento de cartas e e-mails durante o período da pandemia de Covid-19.

“O objetivo é garantir o direito à visita, resguardar a vida dos servidores penitenciários e dos custodiados e minimizar os efeitos da suspensão das visitas presenciais”, destacou.

“As chamadas serão assistidas por servidores penitenciários, preferencialmente da segurança ou do quadro técnico. Tudo isso, atentando-se aos critérios de segurança”, explicou.

Cartas e correspondências

Cartas e correspondências também serão submetidas a análise criteriosa e submetidas a uma esterilização antes de chegar nas mãos do destinatário e  de lidepoisda, será arquivada.

Mas os reeducandos só poderão se comunicar com pessoas que constam na lista de visitantes. “Se por exemplo, ele solicitar uma chamada de vídeo, ou receber uma carta de uma pessoa que não está na lista, essa comunicação não será realizada. Não iremos fazer a chamada e se for uma carta ou e-mail, não iremos entregá-lo”, ressaltou o secretário adjunto.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Símbolos nazistas são encontrados em centro acadêmico da UFMT

Caso foi levado às instâncias superiores da universidade para providências
Geral

MRV é condenada por falhas em apartamento e terá que indenizar moradora em Cuiabá

Imóvel apresentou infiltrações, rachaduras e alagamentos após a entrega
Geral

Anvisa prepara nova regra para barrar “canetas emagrecedoras” piratas e irregulares

Agência discute normas para manipulação e transporte de insumos no dia 29; plano de ação mira mercado ilegal de semaglutida
Crônicas Policiais

“Olhos digitais” do Vigia Mais MT recuperam dois veículos roubados em menos de 24h

Sistema de leitura de placas (OCR) identificou moto em Alto Taquari e HB20 na região de Querência
19 de abril de 2026 01:49