Geral

Governo Bolsonaro já paralisa quase 600 projetos de filmes e séries nacionais

Foto de Matheus Fragata
Matheus Fragata

Entre 400 a 600 projetos de filmes e séries nacionais que dependem do Fundo Setorial do Audiovisual já foram paralisados segundo o jornal O Globo.

Os projetos que conseguiram alguma verba no ano passado foram resultados de editais aprovados até 2018. Desde então, nada foi aprovado com orçamentos novos do FSA.

Em relação ao FSA, de onde sai o dinheiro para financiar novas séries e filmes, a aprovação do orçamento do ano passado foi confirmada apenas em dezembro, na última semana de trabalho de 2019. Agora, a liberação fica para 2020 em algum ponto do ano.

O dinheiro que se encontra parado não faz parte do orçamento federal para outras áreas, como Saúde, Educação, etc. Não é fruto de Imposto de Renda, mas de uma taxa de mercado, chamada Condecine, que incide exclusivamente sobre o lucro da própria atividade cultural – é paga por produtoras, emissoras e provedores de conteúdo – e vinculada à aplicação no próprio mercado.

Este montante, que alimenta o FSA, serve para regular e fomentar a produção e já supera R$ 700 milhões só em 2019, valor coletado entre janeiro e dezembro de 2018 e estacionado há mais de um ano.

A Ancine foi procurada pela reportagem, mas não respondeu as perguntas do jornal. Não há previsão para a liberação dos recursos.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Motorista de ônibus escolar é preso em flagrante por abusar de aluna de 10 anos em MT

Suspeito de 60 anos foi detido dentro do próprio veículo em Novo São Joaquim; vítima era atraída com o pretexto de ajudar a abrir porteiras
Geral

Bombeiros combatem incêndio que destruiu carro e moto em Pontes e Lacerda

Fogo foi controlado com 2,5 mil litros de água na madrugada desta quinta (23); morador relatou ter ouvido forte explosão
Geral

Sem novas interdições: Obras do BRT avançam em cinco frentes na próxima semana

Cronograma em Cuiabá e Várzea Grande foca em drenagem, concretagem e asfalto especial sem bloquear vias principais
Crônicas Policiais

Polícia prende enfermeira que se passava por “Dra.” nas redes sociais para atrair pacientes

Proprietária de clínica de estética é suspeita de exercício ilegal da medicina e comercialização de remédios sem registro na Anvisa
25 de abril de 2026 02:49