CidadesCuiabá

Hospital Geral adota medidas para atender eventuais casos de infecção pelo coronavírus

Foto de Lidiane Barros
Lidiane Barros

Ao tempo em que o secretário de Estado de saúde, Gilberto Figueiredo participa de reunião em Brasília, a equipe médica e multiprofissional do Hospital Geral também se prepara. Eles estão se alinhando para desenvolver ações de prevenção e monitoramento de eventuais casos do coronavírus em Mato Grosso.

Corpo de saúde do hospital discutiu nesta sexta-feira (31), o protocolo do Ministério da Saúde para iniciar as adequações de fluxos e medidas preventivas ao coronavírus, caso a unidade de saúde receba possíveis casos de infecção pelo vírus.

O diretor técnico do HG, Alexandre Maitelli orienta que é importante saber identificar os sintomas da doença para tomar as precauções de forma ágil.

“Os profissionais de saúde e nossos colaboradores devem estar alertas sobre a existência desse novo vírus, como identificá-lo e qual a conduta adequada em casos suspeitos”, destaca.

Protocolo de atendimento

Maitelli explica que está sendo elaborado o protocolo institucional do HG para atendimento a pacientes em no Pronto Atendimento ou transferidos, que apresentem algum sintoma de infecção pelo coronavírus.

Na reunião, a infectologista do Hospital Geral, Kadja Samara Souza disse que é de extrema importância às pessoas ficarem atentas para o sintoma da doença, visto que é muito semelhante a uma gripe, porém este vírus atua muito incisivamente no sistema respiratório.

“O coronavírus é um vírus que dá uma síndrome respiratória, caracterizado por febre, na grande maioria das vezes, tosse, pode ou não ter dor de garganta e pode evoluir para falta de ar. Além disso, essa doença pode dar pneumonite viral. Ele é muito parecido com os vírus influenza, que dão quadros de gripe”, informa a médica.

Ainda não há tratamento

Kadja relata que por se tratar de uma doença nova, ainda não há um tratamento específico com remédios ou injeções, nem vacinas. No entanto, o Ministério da Saúde está orientando os profissionais de saúde como proceder em caso do vírus chegar ao Brasil.

“O importante é saber que há uma estratégia e um planejamento para atendimento dos possíveis casos suspeitos, evitando situação desnecessárias de pânico da população em Mato Grosso”.

Autoridades serão notificadas

Caso o hospital receba pacientes suspeitos, as autoridades de saúde serão notificadas de imediato e será feita solicitação de encaminhamento para Hospital de referência.

Segundo a assessoria do hospital, também foi discutida a definição do caso, definição de contato, exames laboratoriais e de imagens, critérios de internação, tratamento, precauções específicas, transporte do paciente e prevenção.

Equipe médica do Hospital Geral está se antecipando a possíveis casos ao elaborar protocolo de atendimento (Divulgação)

Transmissão

O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus. Confira dicas de prevenção:

•    Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
•    Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
•    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
•    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
•    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
•    Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Flávio abre espaço para aliados fora do PL em Mato Grosso

Senador diz que todos os apoios serão necessários, mesmo fora do PL
Geral

Cuiabá registra 7 casos de meningite em 2026 e reforça vacinação em 72 unidades

Com dois óbitos confirmados na Capital, Secretaria de Saúde convoca pais e adolescentes para o ‘Dia D’ de imunização neste sábado (25)
Oportunidades

Prefeitura de Cuiabá sorteia 500 moradias do programa Casa Cuiabana nesta quinta

Seleção inclui cotas para grupos prioritários e será transmitida ao vivo; mais de 45 mil candidatos seguem aptos
Política

Veja vídeo! Flávio Bolsonaro chega a MT e segue para a Norte Show

Senador deixou o aeroporto acompanhado de Medeiros e Wellington Fagundes
22 de abril de 2026 16:54