CidadesDestaques

Acha o transporte coletivo ruim? Projeto de lei sugere pesquisas para saber sua opinião

Foto de Redação
Redação

Rescisão de contrato se o usuário não estiver satisfeito com o serviço prestado. É isso que prevê um projeto de lei que determina a realização de pesquisas de opinião pública sobre a qualidade do transporte coletivo das cidades.

A proposta está em trâmite na Câmara Federal e altera a Lei das Licitações, que especifica as regras para a concessão de serviços públicos para a iniciativa privada.

De acordo com o projeto, a pesquisa seria realizada com o uso de urnas eletrônicas, pelo menos, duas vezes por ano.

Nesses períodos, os usuários do transporte coletivo seriam convidados a dar sua opinião sobre a qualidade dos veículos, a limpeza deles e dos terminais de passageiros, o cumprimento dos horários dos ônibus e até sobre o tratamento dispensado por motoristas e cobradores (nas cidades em que eles ainda existem).

No caso de o resultado da pesquisa ser negativo para as empresas que prestam o serviço, o Poder Público ficaria autorizado a rescindir o contrato, depois, é claro, de considerar os argumentos de defesa.

O autor do projeto de lei é o deputado federal pelo Ceará Eduardo Bismarck (PDT). Para começar a valer, a proposta ainda tem que passar pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Com assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Inteligência desmascara foragido por homicídio que usava nome do irmão em MT

Homem de 56 anos foi preso pela Força Tática em Bom Jesus do Araguaia; ele possuía dois mandados de prisão em aberto no Estado de Goiás
Crônicas Policiais

Homem é preso em Várzea Grande após esconder drogas em padrão de energia

GAP da Polícia Militar apreendeu maconha, pasta base e dinheiro em ponto de venda no bairro Vitória Régia na noite de quinta (23)
Crônicas Policiais

Lei Seca prende em Cuiabá foragido condenado a 20 anos por roubo qualificado

Suspeito foi flagrado bêbado, em moto sem placa e tentou enganar a polícia com documento falso na madrugada desta sexta (24)
Geral

Hospital Central e Einstein realizam mutirão de cirurgias robóticas contra o câncer de próstata em MT

Procedimentos realizados via SUS entre os dias 25 e 27 de abril utilizam tecnologia de ponta para garantir precisão e recuperação rápida aos pacientes
24 de abril de 2026 16:29