Carregando...
BrasilMato GrossoPolítica

Deputado de MT pede à PGR que investigue Lula por incitação à violência

Foto de Redação
Redação

Deputado federal por Mato Grosso, José Medeiros (Podemos) solicitou à Procuradoria Geral da República (PGR) a abertura de um inquérito contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar quer que seja investigado o suposto crime de incitação à violência.

O motivo, segundo Medeiros, é uma declaração do ex-presidente em um discurso realizado no sábado (9), em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, Lula afirmou que os brasileiros precisavam “fazer igual ao povo do Chile e da Bolívia e atacar, e não apenas se defender”.

A referência foi a recente onda de protestos que atingiram os dois países da América do Sul.

No documento, que tem data desta segunda-feira (11), Medeiros afirma ser necessário “proteger a democracia” e resguardar a estabilidade brasileira de “ameaças genocidas”.

“Não se trata de teoria da conspiração. É público e notório o querer deste senhor em implantar o caos, o terrorismo em território nacional para tentar tomar o poder. No Chile, já morreram mais de 20. É isso que ele pede para o Brasil?”, indagou o parlamentar.

Tendo em vista o fato de Lula já possuir duas condenações em primeira instância, o deputado sugere ainda que o ex-presidente seja novamente preso, dada a possível reincidência em prática criminosa.

De acordo com a legislação brasileira, reforça Medeiros em seu pedido, veda à subversão da ordem política ou social, bem como define como crime a incitação à luta com violência entre as classes sociais.

“Se temos um criminoso reincidente expondo a coletividade a graves riscos com sua liberdade, não parece haver outro caminho do que seu retorno à prisão. O que faz não é mera irresponsabilidade”.

O ex-presidente deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba – onde estava preso desde abril – na última sexta-feira (8), após o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou ser necessário o trânsito em julgado para que pessoas condenadas por crimes comecem a cumprir suas penas.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Com ‘Rota do Peixe’ e roleta de prêmios, estande de Várzea Grande atrai 3 mil pessoas em um único dia

Localizado na entrada da feira, espaço da prefeitura exibe a cultura, o artesanato e o potencial de negócios da cidade. Evento no Centro de Eventos segue até domingo (7)
Geral

Prefeitura de Cuiabá inaugura estúdio público de gravação para impulsionar artistas locais

Espaço ‘Mestre Bolinha’ funciona no Museu da Imagem e do Som (Misc). Primeiro edital já selecionou 59 talentos regionais para utilizarem a estrutura de graça
Economia

Na FIT Pantanal, Abilio reforça Cuiabá como centro estratégico para a economia de Mato Grosso

Além da geração de negócios, feira no Centro de Eventos valoriza a agricultura familiar e o artesanato com a participação de centenas de pequenos produtores
Geral

Instalação de vigas em novo viaduto vai interditar totalmente a Miguel Sutil; veja datas

Bloqueio está previsto para o fim de semana dos dias 13 e 14 de junho. Consórcio fará o uso de guindastes para erguer estrutura em frente à Todimo Lar Center