Carregando...
ConsumoNegóciosTurismo

Turismo de negócios: interesse chinês em MT passa longe do Pantanal

Foto de Laura Nabuco
Laura Nabuco

O Ministério do Turismo abriu as inscrições para agências de viagem brasileiras interessadas em receber turistas chineses. O cadastro é uma exigência do país asiático e estará aberto até o dia 13 de dezembro.

Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso, Susy Miranda afirma que, embora o Estado mantenha relações comerciais diretas com o governo chinês, o fluxo de turistas daquele país ainda é pequeno por aqui.

Em 2019, só duas comitivas da China, num total de 4 pessoas, vieram a Mato Grosso. E eles tinham um objetivo bem específico: comprar soja, algodão e carne.

Susy conta que a visita foi uma espécie de “reconhecimento” dos fornecedores e que os integrantes dessas duas comitivas faziam parte do governo chinês.

Eles passaram por Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste (distantes 400 km e 240 km de Cuiabá, respectivamente).

LEIA TAMBÉM

“Mas eles falaram também em conhecer o Pantanal em outra oportunidade”, ela afirma, acrescentando que a previsão de retorno desse grupo, acompanhado de mais empresários, era ainda neste ano.

Apesar disso, segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o turista chinês é o que mais viaja pelo mundo, por isso, o governo tem adotado medidas para incluir o Brasil nessa rota.

“Precisamos aprimorar os nossos serviços para despertar cada vez mais o interesse deles. Essa chamada pública vem para isso: tornar a experiência desses visitantes inesquecível”.

O cadastro

De acordo com o Ministério do Turismo, no ano passado, 59 agências foram habilitadas em todo o Brasil para atender a turistas chineses.

Para se cadastrar, a empresa precisa conhecer os termos do acordo assinado entre as duas nações e aceitar o Termo de Responsabilidade contido no edital. O aval – ou não – fica por conta do Ministério.

O resultado da seleção será publicado no dia 20 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU) e no site do Ministério.

(Com informações da Agência Brasil)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Com ‘Rota do Peixe’ e roleta de prêmios, estande de Várzea Grande atrai 3 mil pessoas em um único dia

Localizado na entrada da feira, espaço da prefeitura exibe a cultura, o artesanato e o potencial de negócios da cidade. Evento no Centro de Eventos segue até domingo (7)
Geral

Prefeitura de Cuiabá inaugura estúdio público de gravação para impulsionar artistas locais

Espaço ‘Mestre Bolinha’ funciona no Museu da Imagem e do Som (Misc). Primeiro edital já selecionou 59 talentos regionais para utilizarem a estrutura de graça
Economia

Na FIT Pantanal, Abilio reforça Cuiabá como centro estratégico para a economia de Mato Grosso

Além da geração de negócios, feira no Centro de Eventos valoriza a agricultura familiar e o artesanato com a participação de centenas de pequenos produtores
Geral

Instalação de vigas em novo viaduto vai interditar totalmente a Miguel Sutil; veja datas

Bloqueio está previsto para o fim de semana dos dias 13 e 14 de junho. Consórcio fará o uso de guindastes para erguer estrutura em frente à Todimo Lar Center