Negócios

Associação Brasileira de Agricultura de Precisão lança simpósio regional

Foto de Redação
Redação

Com o objetivo de difundir o conceito de agricultura de precisão e digital e levar conhecimento e capacitação para as principais regiões produtoras do Brasil, a Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) passa a promover neste ano o Simpósio Regional de Agricultura de Precisão e Digital (SIMAP Digital). A primeira edição do evento será no dia 23 de setembro, em Lucas do Rio Verde (MT).

De acordo com o presidente da AsBraAP, José Paulo Molin, a agricultura de precisão já se consolida como um segmento do agronegócio, com práticas, serviços e tecnologias oferecidas aos produtores. “As recentes evoluções ampliam as perspectivas, com a onda digital chegando à agricultura, o que acelera a adoção de processos de modernização e inovação nas práticas agrícolas. Queremos levar essa inovação para o alcance de todos”, explica.

Os simpósios estão programados para ter de três a quatro edições por ano, sempre enfocando uma região e as culturas específicas de cada localidade.

Edição MT

O Simpósio Regional de Agricultura de Precisão e Digital – Edição MT vai abordar as culturas de grãos e algodão, salientando as demandas e ferramentas específicas para a região.

O evento conta com palestras, painéis com cases e área de exposição. A Falker é patrocinadora do SIMAP DIGITAL – Edição MT.

Confira a programação:

8h15 – Abertura

Tema da manhã: Iniciativas avançadas para êxito ao lidar com a variabilidade espacial das lavouras

8h30 – Palestra: Rodrigo Trevisan – Revisitando as ferramentas práticas e disponíveis para se entender e atuar na variabilidade das lavouras

9h30 – Coffee break

10h – Painel: O que está dando certo no manejo da variabilidade das lavouras

  1. Uso de mapas de produtividade e de imagens de satélite para manejo da variabilidade das lavouras
  2. Quintino Romagna, Pantanal Geotecnologias, Sinop (MT) – Uso de imagens de vant para entendimento e manejo das lavouras
  3. Renato C. Alves Filho, Laboratório Solos & Plantas, Sorriso (MT) – Amostragem de solo para manejo da fertilidade
  4. Invasoras resistentes e aplicação localizada de herbicidas

12h – almoço

Tema da tarde: Explorando o lado mais digital da agricultura de precisão

13h30 – Palestra – O atual foco das ferramentas digitais na propriedade: AP e gestão financeira

14h30 – Coffee break

15h – Painel: Ferramentas de AP e digitais – o que já está dando resultados

  1. Rogerio Ferrarin, Grupo GGF, Lucas do Rio Verde (MT) – Caso de sucesso de implantação e funcionamento de telemetria para gestão de frota
  2. Rodrigo Zandonadi, UFMT, Sinop – A contribuição acadêmica local em processamento automatizado de dados de colheita e tráfego controlado
  3. Caso de sucesso em custos
  4. Mauricio Nicocelli Neto, Monagri, Lucas do Rio Verde (MT) – Ferramentas digitais para monitoramento de pragas

17h – Encerramento

*Programação sujeita a alterações

Serviço

Simpósio Regional de Agricultura de Precisão e Digital (SIMAP DIGITAL) – Edição MT

Data: 23 de setembro

Horário: das 8h às 17h

Local: Fundação Rio Verde – Rodovia da Mudança, km 08 – Lucas do Rio Verde (MT)

Informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/simap-digital-mt__608371

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Bombeiros assumiram prestação de socorro em Cuiabá para padronizar atendimentos

Governador Otaviano Pivetta afirmou que absorção será para padronizar os serviços e expandi-los juntos com outros setores
Política

Governo de MT abrirá novas delegacia a mulheres para reforçar combate à violência doméstica

Postos serão abertos em cidades com maior demanda de atendimento, como Lucas do Rio Verde e Várzea Grande
Política

Pivetta diz que Poderes assinaram TAC para limitar gastos públicos com shows

Governador afirmou que a tendência é que o uso seja escasseado ao longo dos próximos anos
Esportes

Projeto inicia aulas de defesa pessoal para 866 mulheres em Cuiabá

Com 16 polos distribuídos pela Capital, iniciativa foca na prevenção ao abuso e no fortalecimento físico e emocional das participantes
22 de abril de 2026 09:23