Carregando...
Cidades

Inteligente e perturbado: delegado chama de monstro homem que arrancou coração da tia

Foto de Karina Cabral
Karina Cabral

O crime que chocou a população de Sorriso na noite dessa terça-feira (2) deixou o delegado responsável pelo caso, André Eduardo Ribeiro, também boquiaberto. Em entrevista à imprensa local, o delegado afirmou que Lumar Costa da Silva, de 28 anos, que arrancou o coração da tia e entregou à prima, é muito inteligente, fala dois idiomas, mas age como um monstro e poderia ter feito outras vítimas.

“É repugnante, é um monstro esse cara. Vocês gravaram com ele e viram que ele não fala nada com nada, é perturbado. É um homem incerto, é um monstro, não pode dizer que nem que é um animal, porque animal não faz isso com outro. A gente percebe que ele é meio variado”, disse Ribeiro.

LEIA TAMBÉM:
Sobrinho arranca o coração da tia e leva para a filha dela

Segundo o delegado, Lumar chegou a Sorriso (400 km de Cuiabá), onde o crime aconteceu, na última sexta-feira (28) para morar na casa da tia. No dia que chegou ele já distribuiu currículos.

A tia o acolheu depois que ele se envolveu em uma briga com a mãe em São Paulo. Na ocasião ele teria ameaçar matar a própria mãe com um facão.

Além de ser usuário de drogas e estar ouvindo músicas de funk da casa da tia – que era evangélica – já no sábado (29) ele se envolveu em uma briga com os vizinhos, pegou um facão e ameaçou várias pessoas, inclusive crianças.

Com isso, a tia pediu que ele fosse embora. Um irmão dela encontrou uma quitinete para o suspeito morar. No domingo (30), porém, ele retornou à casa da tia dizendo que queria beijar a neta dela, de apenas sete anos, afirmando que gostava da criança.

Assassinato

Na noite dessa terça-feira (2), o suspeito foi até a casa da tia, a matou, abriu o peito dela com uma faca e retirou o coração. Em seguida, ele colocou o órgão em uma sacola de plástico, levou para a casa da filha da vítima, prima dele, e falou: “trouxe o coração da sua mãe”.

Ele ainda fez várias ofensas à tia e deixou o coração em cima da mesa. Não contente, Lumar começou a ameaçar a todos e exigiu que lhe fosse entregue um carro.

Com medo, a filha da vítima deu a chave de seu Citroen C3 ao suspeito, que saiu dizendo que queria apagar as luzes da cidade. Foi exatamente isso que ele tentou fazer. Acabou preso após jogar o carro contra um transformador de energia. A Polícia Militar o encontrou ainda dentro do veículo batido e o prendeu.

Foto: Jk Notícias

Requintes de crueldade

Conforme informações obtidas pela reportagem do LIVRE, a perícia constatou que a vítima ainda respirava quando Lumar retirou seu coração. Duas facas teriam sido utilizadas, sendo uma para desferir os golpes e outra para abrir o tórax da mulher.

“Ela apresentava espuma no nariz e na boca, o que indica que, durante esse procedimento de abertura do tórax, provavelmente ainda estava respirando. Entretanto, ainda não é possível apontar se ele estava consciente ou não”, explicou o perito Nilton Carlos Dalberto.

Ainda de acordo com Nilton, pelas características do crime, possivelmente a vítima foi agredida antes de ser assassinada.

Relatos apontam que, durante a abordagem e prisão, Lumar se alterou. Para contê-lo, os policiais tiveram que algemar suas mãos e pés. Em seguida, ele confessou o crime. Outro exame ainda será feito no veículo utilizado por ele na fuga.

Personalidade

Testemunhas ouvidas pelo delegado André Eduardo Ribeiro afirmaram que o assassino é dotado de extrema inteligência, fala dois idiomas, trabalhava em uma multinacional em São Paulo e que, em quatro dias em Sorriso, já havia memorizado todos os cantos da cidade, conseguindo chegar a qualquer endereço.

Em entrevista à imprensa local, Lumar Costa da Silva disse que tinha ido para Sorriso para abrir uma loja de roupas. Nela, segundo ele, o cliente escolheria o preço a pagar. Porém, o delegado afirmou que é uma história fantasiosa e inexistente.

“Você vê que é um homem perturbado. Ele falou de roupa, de loja. Não existe nada disso”, disse o delegado.

A família afirmou à Polícia Judiciária Civil que o comportamento do rapaz mudou após a briga com a mãe, que teria acontecido no final de semana retrasado.

Foto: JK Notícias

O delegado André Eduardo Ribeiro afirmou que, mesmo em depoimento, o rapaz se negou a falar o que motivou o crime. Na ocasião, ele teria dito que só declararia algo na presença de um advogado.

“Ele falou com vocês algumas coisas, mas sem sentido e conexão alguma. Eu vou pedir e o juiz deve determinar um exame psiquiátrico dele, para ver se, de fato, ele tem problema mental ou está fingindo para tentar uma impunidade no futuro”, informou o delegado.

Lumar foi autuado em flagrante por homicídio qualificado, com motivo fútil, que tem pena prevista de reclusão de 12 a 30 anos.

O delegado André Ribeiro afirmou que em todos seus anos de carreira nunca viu um caso tão grave e chocante. “É de uma brutalidade e crueldade tão grande”, disse, completando: “Ele poderia ter feito outas vítimas. Essa menina, filha da vítima, poderia ter sido morta se não tivesse entregado a chave do carro”.

(Colaborou Mayla Miranda)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Casos de gripe disparam 217% em Cuiabá e Prefeitura reforça vacinação nas 72 USFs

Boletim de 2026 aponta que registros saltaram de 489 para 1.555; em contrapartida, Covid-19 cai 89%
Geral

Confira a lista de papéis obrigatórios para regularizar seu lote no mutirão de Cuiabá

Secretaria exige documentos pessoais de acordo com o estado civil e comprovantes de renda dos últimos três meses
Geral

Casos de chikungunya despencam 99% e dengue cai pela metade em Cuiabá, diz boletim

Ações de prevenção quebram ciclo de alta; média semanal de dengue recuou de 96,7 para 47,9 notificações
Crônicas Policiais

Homem é preso em flagrante por injúria racial contra segurança de 50 anos na Exponorte

Suspeito de 32 anos proferiu ofensas de cunho racista no interior do evento em Sinop após ser barrado