90% dos municípios devem retomar aulas presenciais na próxima semana

Secretaria diz que escolas municipais vão seguir planejamento com medidas de biossegurança e junção de aulas híbridas e remotas

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais de 90 municípios em Mato Grosso devem reabrir as escolas públicas na primeira semana de agosto. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (26) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

A estimativa é que 90% dos municípios seguirão o calendário da rede estadual e passem a receber alunos em revezamento de 50%, a partir do dia 3 agosto.  

A União dos Dirigentes Municipais da Educação de Mato Grosso (Undime-MT) diz que 28 cidades reabriram as escolas no começo do ano. 

“Vinte Estados no país ou já decidiram abrir ou estão encaminhando o retorno para as escolas, e estamos em condições para receber o público. Estamos falando em seis meses de conversas com as escolas para implantar as medidas de biossegurança”, disse o secretário Alan Porto. 

Impasse na Capital

A retomada das aulas presenciais na rede estadual está amparada por decisão da Justiça desde a semana passada, quando o Tribunal julgou inconstitucional a lei homologada pela Assembleia Legislativa que condiciona a reabertura das escolas à vacinação de 100% dos profissionais da educação. 

Na Capital, o prefeito Emanuel Pinheiro encaminhou um projeto de lei para votação na Câmara dos Vereadores, autorizando o retorno somente após a aplicação das duas doses da vacina contra a covid-19 ou de dose única. 

O Ministério Público Estadual (MPE) reagiu à proposta, afirmando que o modelo impede o direito à educação previsto na Constituição Federal. 

A assessoria do prefeito Emanuel Pinheiro informou hoje (27) que as aulas presenciais “seguem suspensas até que todos os profissionais da educação estejam vacinados”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCinco são presos por ajudar na fuga de assassinos de policial em Cuiabá
Próximo artigoHomem é condenado a 14 anos de prisão por matar mulher a pauladas