Principal

9 verdades e 1 mentira sobre o agronegócio em MT

3 minutos de leitura
9 verdades e 1 mentira sobre o agronegócio em MT

Nos últimos dias, uma nova modinha tomou conta das redes sociais, principalmente do Facebook: o desafio “9 verdades e 1 mentira”. O LIVRE resolveu testar seus conhecimentos sobre o agronegócio no Estado. Veja as informações abaixo e responda: qual é a mentira? 

1 –  Em Mato Grosso, existem mais bovinos e bubalinos do que pessoas. É o Estado com o maior rebanho do país, aproximadamente 30,2 milhões de cabeças, segundo dados da última campanha de vacinação do Instituto de Defesa Sanitária Animal (Indea-MT). São cerca de dez animais por habitante.

2 – 25% da produção de grãos brasileira vem de Mato Grosso. O Estado é o maior produtor de milho, soja e algodão do país. Neste ciclo, deverá colher uma supersafra estimada em mais de 56,8 mil toneladas de grãos.

3 – Nesta época do ano, as lavouras de girassol – especialmente na região de Campo Novo do Parecis – florescem e atraem turistas. Neste ano, Mato Grosso deve produzir 55% da safra de girassol do país. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e consagram MT como campeão também nesta cultura.

4 – Mato Grosso é o segundo Estado brasileiro que mais exporta carne, ficando atrás apenas de São Paulo. Em 2016, segundo Imea, quase 300 mil toneladas de carne mato-grossense foram postas nas mesas de famílias ao redor do mundo.

5 – Três biomas ocupam o território mato-grossense: Pantanal, Cerrado e Amazônia. Este último ocupa a porção norte do Estado. Quem produz lá precisa preservar ao menos 80% da área total da propriedade.

6 – A campanha de vacinação contra a febre aftosa teve seu calendário “invertido”. A partir deste ano, bovinos e bubalinos de mamando a caducando deverão ser vacinados no mês de maio. Já em novembro deverão ser imunizados apenas os animais de até 24 meses.

7 – 50,5% é a porcentagem que o agronegócio ocupa no Produto Interno Bruno (PIB) estadual. Em todo o país, a atividade representa cerca de 23% do PIB nacional.

8 – 62% dos mais de 900 mil km² em Mato Grosso estão preservados. Segundo a última publicação do Imea sobre o tema, a agricultura ocupa cerca de 11% do território, enquanto as pastagens ocupam cerca de 26%.

9 – Os produtores de Mato Grosso não sofrem com questões logísticas. Hoje, a malha viária está em dia em quase 90% do estado. Além disso, hidrovias e ferrovias ajudam no escoamento de grãos. Entre elas está a Ferrogrão, que liga Sinop (MT) a Miritituba (PA).

10 – No pequeno município de Água Boa, com cerca de 25 mil habitantes, é realizado o maior leilão de gado do mundo, conhecido como Mega Leilão. Desde 2012, o pecuarista Maurício Tonhá realiza o evento. Em uma das edições, Tonhá chegou a vender mais de 42 mil animais.

A MENTIRA

 

A logística ainda é uma pedra no sapato de quem produz em Mato Grosso. Trechos de rodovias importantes para o agronegócio viraram atoleiros ou estão em péssimas condições, como é o caso das BRs 158, 163 e 364. Outras ainda nem foram pavimentadas. As hidrovias pelos rios Paraguai e Araguaia ainda estão em discussão. Quanto às ferrovias, Mato Grosso conta com apenas uma:  a Ferronorte, que possui três terminais na região Sul do Estado. A Ferrogrão continua sendo um sonho para os produtores.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes