7 hábitos essenciais para potencializar seu dia a dia

(Foto: Reprodução/Pixabay)

É bastante comum convivermos com pessoas que reclamam sobre a falta de tempo no seu dia a dia. Você inclusive pode ser uma dessas pessoas, que realizam muitas tarefas, mas nem sempre usufruem de uma rotina produtiva. E claro, que traga benefícios que vão além do trabalho, atributos para o desenvolvimento pessoal, organização do lar, relacionamentos e etc.

 

Enquanto não percebemos que os nossos próprios hábitos influenciam na duração e na performance em determinadas tarefas, andamos em círculos. E mesmo se tivéssemos mais do que 24h, ainda assim não teríamos êxito no que queremos fazer.

 

Está na hora de mudar o jeito de agir, não é mesmo? Portanto, aprenda agora 7 hábitos essenciais para potencializar seu dia a dia. 

 

 

  • Tire um tempinho para ler

 

 

“Como vou tirar um tempinho para ler se não há tempo?” Pois é, coisas para o nosso fortalecimento pessoal acabam ficando para depois. Exemplo disso são as atividades físicas, lazer com a família, e por aí vai. A leitura amplia nosso vocabulário e nosso conhecimento, cultiva ideias que nos ajudarão diariamente, além de reduzir exponencialmente o estresse. O que faz com que tenhamos uma rotina mais capacitada, e até mesmo bem humorada. 

 

Uma dica valiosíssima é adequar esse hábito essencial na sua manhã, tomando café na sua poltrona confortável para leitura. Ou nos intervalos dos afazeres, pode ser. Faça isso em casa, no trabalho, no transporte.

 

 

  • Cuidado com as distrações

 

 

É muito fácil se distrair com notificações no smartphone, chamadas na TV, preocupações, redes sociais… Quando nos damos conta, já até esquecemos o que iríamos fazer. Isso é péssimo para quem deseja potencializar seu dia a dia, porque é exatamente o contrário que acontece. Queimamos um tempo precioso com as distrações que afetam nosso desempenho. Uma rápida lida em uma notícia ruim, por exemplo, altera nosso estado emocional, colocando em risco nossos objetivos diários.

 

A dica é simples: tenha foco! Se iniciou um trabalho, vá até ao final, ignore memes, conversas e dê total atenção ao que está fazendo. 

 

  • Descubra a sua motivação

 

 

O que te faz levantar todos os dias pela manhã? A nossa motivação é o que traz ânimo para solucionar as questões do dia a dia. Ela pode estar relacionada a estudos, atividades da empresa, tarefas domésticas e/ou sonhos pessoais. Precisamos traçar alvos para lutarmos por eles.

 

O que desejaria mudar hoje na sua vida? Está satisfeito? Se sente incompleto? Descubra a sua motivação e renove seus hábitos para se tornar mais produtivo.

 

 

  • Organize os ambientes

 

 

Já notou que quando estamos com pressa tudo parece estar fora do lugar? Infelizmente, pode ser que esteja. Organizar os ambientes nos ajuda a ganhar tempo, realizar ações com precisão, encontrando rapidamente a ferramenta necessária.

 

Não se trata especificamente de trabalho em escritório, ok? A desordem pode atingir sua cozinha, suas roupas, seus produtos ou equipamentos. Nessas horas perdemos a paciência e um bom tempo que poderia ser útil para outra coisa. Sendo assim, arrume suas coisas de maneira prática, para que seja fácil de achar quando preciso.

 

 

  • Crie hábitos matinais 

 

 

Algumas pessoas tem como costume levantar tarde, ou deixar para acordar em cima da hora. Os hábitos matinais aprimoram seu dia a dia, de maneira tão extraordinária que atrai maior competência, mais tranquilidade e mais efetividade.

 

Diversos autores mostram que acordar cedo e reservar um momento para si faz toda diferença em suas práticas diárias.  Ler, refletir, meditar, ouvir músicas especiais para você são alguns atos para compor a sua manhã. Escolha ao menos um desses hábitos e efetue sempre ao levantar. Acorde cedo para não afetar os próximos passos, respeite seus horários. Rapidamente irá constatar resultados positivos. Acredite.

 

 

  • Pratique atividades físicas

 

 

Costumes para movimentar seu corpo apresentam melhorias nos aspectos cognitivos e funcionais. Os exercícios físicos desenvolvem melhor raciocínio, evitam doenças e altos níveis de estresse, aumentando sua autoestima. 

 

Sem falar na disposição acrescentada para a resolução das metas; renovando o vigor que estava ausente. 

 

 

  • Tente dormir bem

 

 

Com tantas coisas por fazer, a insônia é parceira de muita gente. E ao dormir mal (por poucas horas ou em mobiliário desconfortável), o indivíduo desperta sem nenhuma vontade, sendo “empurrado” apenas pelas suas obrigações. Resultando em tarefas adiadas e dias perdidos. 

 

Outro ponto é o mal-humor, presente no dia a dia de quem dorme pouco. A mudança nos hábitos são essenciais para vivermos melhor, crescendo como profissional e pessoa. Por isso, tente dormir bem! 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior5 Dicas para vender online
Próximo artigoComo melhorar a relação com minha esposa?

O LIVRE ADS