A Propósito

60 novos leitos de UTI

Depois de alegar "incapacidade técnica", governo de Mato Grosso anuncia instalações em cinco cidades, em parceria com prefeituras

1 minuto de leitura
60 novos leitos de UTI
(Foto: Mayko Toscano/ Secom-MT)

O governo de Mato Grosso mudou de posição e decidiu instalar mais leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atender pacientes graves da covid-19 em cidades do interior. 

Foram anunciados nessa quarta-feira (20) mais 60 novos leitos para um conjunto de cinco cidades, Confresa, Água Boa, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra e Barra do Garças. 

“Essas UTIs serão criadas em parceria com as prefeituras, dentro do nosso plano de ação para montar uma rede de leitos em todas as regiões de Mato Grosso”, afirmou o governador Mauro Mendes (DEM). 

A medida é um meio termo entre a falta de leitos no interior do Estado e a “incapacidade técnica” do momento hospitalar no país para abrir unidades de campanha. 

Há algumas semanas, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, havia dito que faltam insumos, como respiradores mecânicos e outros equipamentos necessários para instalar leitos temporários de UTI em cidades fora dos polos.

LEIA TAMBÉM

Conforme o governo, além dos 147 leitos da Santa Casa, em Cuiabá, e 278 no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, estão sendo ampliados dezenas de leitos nos hospitais regionais. 

Hoje, Mato Grosso conta com 1.217 leitos públicos exclusivos para a covid-19, com taxa de ocupação de 3,4% dos leitos clínicos e de 12,2% das UTIs. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes