Cidades

54% dos municípios de MT não informam escalas de plantões de médicos e enfermeiros

Em apenas 35 cidades do Estado é possível chegar a uma unidade de saúde e saber qual profissional vai prestar o atendimento

1 minuto de leitura
54% dos municípios de MT não informam escalas de plantões de médicos e enfermeiros
(Foto: Pixabay)

Mais da metade dos municípios em Mato Grosso não têm transparência com a escala de plantões de médicos e enfermeiros que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não há informações sobre as datas e os horários em que eles estão trabalhando nas unidades da rede. 

O problema foi identificado em vistoria realizada pela Secretaria de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), que determinou aos 141 prefeitos a adoção de medidas: instalação de quadros de horários e envio de ofícios a conselhos municipais de saúde, por exemplo. 

A Secex identificou na vistoria que 74 municípios (54%) não cumpriram qualquer uma das medidas determinadas e outros 13 (9%) cumpriram apenas parcialmente.  

No relatório, a secretaria informa que apenas 45 municípios dão publicidade correta sobre a escala de atendimento, ou seja, deixam claro ao usuário qual profissional estará disponível para atender na hora em que ele chegar ao SUS. 

Aparecem na lista dentre os municípios Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Nobres e Nova Mutum.

O relatório, no entanto, não traz uma avaliação sobre o impacto dessa falta de transparência sobre a disponibilidade de profissionais da saúde. Mesmo assim, o relator do caso, conselheiro Luiz Carlos Pereira, determinou que os órgãos de controle das prefeituras sejam notificados sobre os problemas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes