5 Dicas para vender online

(Foto: Reprodução/Pixabay)

O comércio online cresceu muito durante a pandemia de Coronavírus. Acontece que as pessoas estão passando mais tempo e em casa e praticamente não saem para fazer compras, por isso, recorrem a internet sempre que precisam de algo. Então, aqui passaremos 5 dicas para vender online.

Existem muitas técnicas que podem ser aplicadas, para que os resultados obtidos sejam cada vez melhores. Mas, pode ser que você não consiga ter bons números logo de cara, o que poderá ir melhorando com o passar do tempo e aprofundamento nestas técnicas.

Vender online é cada vez mais fácil, já que as possibilidades não param de aumentar e surgem novas ferramentas para potencializar esse tipo de comércio. Por exemplo, até o início dos anos 2000 quase não existiam empresas assim, hoje as gigantes, todas elas, estão na internet. Além disso, outras trabalham apenas com o comércio virtual.

Por que vender online?

Os valores gastos com e-commerce no mundo inteiro não param de aumentar. Além disso, no Brasil o número de empresas vendendo pela internet é crescente, numa taxa de 12% ao ano. E tem outro detalhe: o valor do ticket-médio só está aumentando, em 2018 foi de R$ 433,00.

As lojas virtuais estão dominando o cenário brasileiro e não é de hoje. No início, lá no começo dos anos 2000, as pessoas tinham medo de fazer compras pela internet, só que elas perceberam que isso é bom e não é mais perigoso como naquela época.

Para o empreendedor, fazer vendas pela internet é algo bacana, já que não precisa gastar com um ambiente físico e com a contratação de vendedores. Além disso, os clientes encontram produtos com preços mais acessíveis e a variedade de produtos é gigantesca.

1 – Tenha um e-commerce

Se você é empreendedor e quer começar a vender online, então nada melhor do que montar um e-commerce para a sua empresa. Mas, para isso será necessário contratar uma empresa que possa lhe auxiliar com a montagem da sua loja virtual. Além disso, é preciso pensar em como serão feitas as entregas das encomendas.

Você pode criar banner para a sua loja virtual e conquistar ainda mais clientes. Neste caso, é interessante que o site tenha um bom layout, agradável aos olhos dos clientes e com uma fácil acessibilidade. Esse é um dos passos importantes para a realização de vendas online.

2 – Invista em campanhas no Facebook

O Facebook continua sendo a rede social mais popular do Brasil. Tudo bem, pode ser que você já não faça mais a sua utilização como alguns anos atrás ou mesmo já tenha desativado o seu perfil. Mas, saiba que através do Facebook é possível fazer ótimas vendas.

O Facebook Ads é o lugar ideal para isso. É possível investir pouco e atingir bem mais pessoas. Neste caso, você coloca o link do produto que pretende vender e pronto, o Facebook irá distribuir conforme as suas configurações. E se você for utilizar imagens, o Adobe Spark pode ser uma ótima ferramenta para edições.

Mas, para vender pelo Facebook é importante conhecer o público-alvo, ou poderá acabar enfrentando alguns problemas. Acontece que segmentando bem é possível chegar naquelas pessoas que realmente irão comprar os seus produtos, gerando uma boa conversão.

3 – Política de troca e devolução

Quem faz vendas pela internet precisa se preocupar com essa questão: a política de troca e devolução. Assim, fazendo uma boa definição você não deixará clientes aborrecidos, já que eles saberão quais são as regras estabelecidas.

A política de troca e devolução não serve apenas para evitar problemas na justiça, mas também para conquistar clientes. Então, isso certamente ajudará a criar uma relação harmoniosa com as pessoas que costumam comprar de sua empresa.

4 – A logística do serviço

Um serviço de vendas online só poderá ir para frente se for bem planejado. Por isso, não adianta apenas pensar em vender online, é necessário pensar em todos os detalhes. Dessa forma, os seguintes itens devem ser considerados:

– Como funcionará o estoque?

– Como será feito o envio de produtos para transportadoras?

– Haverá rastreamento dos produtos enviados?

– E a devolução?

– É preciso de um completo controle de entregas.

5 – Não faça nada sem planejamento

Todos os itens citados acima são bem bacanas, mas nada disso deve ser realizado sem um bom planejamento de negócio. Em primeiro lugar, é preciso ter definido quais serão os produtos vendidos.

O planejamento deve levar em consideração alguns tópicos principais, como:

– Definição do público-alvo;

– Analisar os principais concorrentes;

– Identificar os recursos disponíveis;

– Ter um diferencial em relação aos concorrentes.

Levando todos estes detalhes em consideração, certamente as vendas online poderão ser realizadas de uma maneira mais tranquila.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFábricas de chocolate de Gramado
Próximo artigo7 hábitos essenciais para potencializar seu dia a dia

O LIVRE ADS