Variedades

5 coisas que foram alteradas de A Bússola de Ouro na série His Dark Materials da HBO

3 minutos de leitura
5 coisas que foram alteradas de A Bússola de Ouro na série His Dark Materials da HBO

A saga de livros A Bússola de Ouro ganhou uma outra chance no audiovisual. Após um filme adaptado no primeiro livro ter rendido pouco na bilheteria em 2007, a saga agora conquista a televisão com a série His Dark Materials da HBO.

Entretanto, algumas alterações ocorreram entre o livro original para a nova adaptação. Assim, listamos as cinco que mais chamaram a atenção nesse começo de série na HBO. A série é exibida às 23h, nas segundas-feiras.

Magistério

Ao contrário da série, no livro A Bússola de Ouro, o Magistério é somente mencionado poucas vezes na primeira parte da saga. Já na série, existe um detalhamento maior do Magistério nessa primeira temporada deixando claro que personagens como Lorde Boreal acabem sendo muito mais importantes para o começo da jornada nessa adaptação.

Os Gyptians (Ciganos)

Nos livros de Phillip Pullman, os Gyptians são um grupo étnico que Lyra, a protagonista, tem uma relação aproximada. Embora muitos detalhes sobre eles não estejam nos livros, a série já apresentou cerimônias de “passagem” com o personagem Tony Costa, além de deixar claro que o grupo procura ativamente por crianças sequestradas. Isso somente era indicado nos livros e nunca confirmado enfaticamente.

Roger

O melhor amigo de Lyra, Roger, ganhou uma nova história totalmente original em His Dark Materials. Ao contrário de ter uma família, Roger agora é um órfão que trabalha nas cozinhas do Colégio Jordan. Ele menciona que foi deixado lá por sua tia.

Já no primeiro episódio, Lyra quer que Roger vá com ela para Londres. Aliás, ele é uma das motivações de Lyra ir para a cidade para que o consiga encontrar. Nos livros, Roger some rapidamente e não serve como uma motivação para Lyra iniciar sua jornada. Já no segundo episódio, Roger conhece Billy, algo que também acontece muito tardiamente nos livros seguintes.

A cena inicial

Pode não parecer, mas a primeira cena da série é uma das maiores diferenças dessa nova adaptação. Mostrar Lord Asriel entregando Lyra ainda bebê para o Mestre cuidar é extremamente oposta a situação vista no primeiro capítulo do livro no qual Lyra já vive em Oxford por um bom tempo.

A narrativa

As mudanças até aqui não alteram tão bruscamente a narrativa original, porém essa é a que mais chama a atenção. No segundo episódio, vemos o Lord Boreal visitar um mundo diferente que se assemelha muito ao “mundo real” que vivemos. O conceito de multiplos universos só foi introduzido apenas no 2º livro da saga.

O primeiro é muito mais concentrado em desenvolver Lyra em sua jornada inicial. Porém, por conta dessa dica, é bem possível que a série já traga elementos maiores em sua primeira temporada.

(Corrigida às 10:15, com a colaboração do leitor Mateus Magalhães) 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes