5 alimentos que parecem saudáveis, mas só parecem

Lista vale para quem está de dieta e também para quem não está

Foto: lifeforstock - br.freepik.com

Não é só quem está tentando emagrecer que deve tomar cuidado com o tipo de comida que ingere. A alimentação é a melhor forma de manter uma saúde saudável. E com foco no público que tem isso em mente, muitas marcas investem em propaganda que pode ser enganosa.

O portal Adidas Runtastic elaborou uma lista que o LIVRE reproduz aqui para você saber: alguns alimentos que parecem muito saudáveis, podem não ser.

1. Peixes de cativeiro

Comer porções de peixe, pelo menos, duas vezes na semana é uma recomendação da Associação Americana do Coração. A carne do animal possui ômega-3 e de micronutrientes importantes para a saúde.

Mas peixes, como o salmão, criados em cativeiro podem ter também altos níveis de substâncias poluentes e tóxicas. Segundo o Adidas Runtastic, em geral, esse produto vem identificado como “salmão do atlântico”.

A recomendação na hora da compra é procurar pelo peixe selvagem, cujo rótulo deve ter a informação que veio do Alasca.

2. Granola de supermercado

Comprar a granola já preparada parece ser uma mão na roda. Mas você pode estar caindo numa armadilha. Algumas delas são carregadas de açúcar e calorias vazias. Os valores podem chegar a 8 ou até 12 gramas de açúcar por porção.

A alternativa é fazer você mesmo sua preparação, com cereais, sementes e frutas secas compradas separadamente.

3. Sucos de caixinha

Outra bomba de açúcar disfarçada de opção saudável são os sucos de caixinha. E, conforme o site Adidas Runtastic, de quebra, você pode acabar consumindo um total de zero fibras da frutas que está descrita no rótulo.

Nem precisa dizer que a solução é comprar as frutas e fazer seu próprio suco né?! Consumir a fruta em si também uma alternativa ainda melhor.

4. Lanches dietéticos

Não importa se no rótulo estão escritas as palavras “light” ou “diet”. Bolachas (ou biscoitos), chips, bolinhos e coisas do gênero que já vêm prontos e embalados, são alimentos processados e contém uma gama de produtos químicos que ajudam na conservação.

Quer uma alternativa gostosa e saudável de verdade? Pipoca!

5. Adoçantes artificiais

Parece melhor que consumir açúcar, mas pode não ser. Estudos científicos apontam que consumir aspartame, sucralose e sacarina pode prejudicar a saúde intestinal e desenvolver um maior apetite o que, consequentemente, vai te fazer engordar.

No mercado já existem adoçantes com produtos mais naturais e uma opção que nunca falha pode ser o mel. Além disso, você vai notar muito benefício em “treinar” seu paladar para comidas menos doces.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.