Brasil

42 mil candidatos mudam declaração de cor para conseguir mais fundo de campanha

Candidatos negros podem receber mais dinheiro público via FEFC para concorrer nas eleições desse ano

1 minuto de leitura
42 mil candidatos mudam declaração de cor para conseguir mais fundo de campanha

Mais de 42 mil candidatos “mudaram” de cor e raça no ano de 2020 em comparação a outras eleições. O fenômeno aconteceu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) terá que ser divido igualmente entre candidatos brancos e negros, mesmo com menos candidatos negros.

Em um primeiro momento, a migração de candidatos brancos ou pardos para negros pode significar uma vantagem na disputa eleitoral, já que candidatos negros podem receber mais dinheiro para eleição dentro dos partidos.

A decisão do Supremo foi motivada por uma consulta apresentada pela deputada federal Benedita da Silva (PT). A petista teria apresentado dados que mostram que uma pequena parte da classe política é composta por negros e por isso deveria ser criado um sistema de cotas eleitoral.

Na decisão, que passa a valer ainda esse ano, os partidos ficam obrigados a dividir recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e também tempo de rádio e televisão entre candidatos brancos e negros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes