Cidades

310 mil foram testados para covid em Mato Grosso até agosto

Quantidade é superior à média nacional, mas representa menos de 50% das pessoas que sentiram algum dos sintomas

1 minuto de leitura
310 mil foram testados para covid em Mato Grosso até agosto
(Foto: Reprodução/Agência Brasil) O teste PCR, considerado padrão ouro, é o mais eficiente no diagnóstico, mas esbarra no preço elevado para testagem em massa

Cerca de 310 mil pessoas fizeram algum teste para o diagnóstico da covid-19 em Mato Grosso, até agosto. Dados atualizados da Pnad Covid, divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), mostram que ao menos 71 mil pessoas passaram pelo exame em um mês. 

Em julho, quando foi publicada a primeira pesquisa sobre a realização dos testes, 239 mil pessoas em Mato Grosso haviam passado pelo procedimento, desde o início da pandemia, no fim de março. 

No mês passado, essa parcela subiu para 310 mil, representando 9,96% da população. A distribuição por sexo ficou exatamente igual, 155 mil testes entre os homens e 155 mil entre as mulheres. 

A média estadual ficou acima da nacional. Até agosto, 17,9 milhões de pessoas no país fizeram o teste, uma parcela de 8,5%. Desse total, 3,9 milhões testaram positivo para o contágio (21,6%). 

No caso de Mato Grosso, esse percentual também ficou acima da média do país. Até agosto, 79 mil pessoas dentre que fizeram coletas testaram positivo para a covid-19 (25%). 

Os tipos de teste mais realizados no período foram swab (coleta de mucosa nasal) e a coleta de sangue na veia, os dois considerados mais seguros para o resultado correto, conforme especialistas. 

As regiões com números mais alto de testes são o Distrito Federal e os Estados de Amapá, Piauí, Roraima e Goiás. 

Segundo a Pnad Covid, cerca de 176 mil pessoas em Mato Grosso sentiram algum dos 12 sintomas relacionados à covid-19 em agosto. No universo de testados, esse grupo representa menos da metade (44%).  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes