Colunas & Blogs

29 de maio, Dia Mundial da Energia!

2 minutos de leitura
29 de maio, Dia Mundial da Energia!
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

De toda energia que a Terra recebe do Sol, consumimos apenas uma pequena parte. A energia recebida pela Terra do Sol é 75 mil vezes a energia consumida. E por onde você anda o nosso amigo “Sol” está sempre com você, disposto a te oferecer algum tipo de solução, seja num centro urbano, seja nos locais mais distantes e isolados do país.

O protagonismo agora são das renováveis com destaque para a energia solar fotovoltáica.

Nossa matriz elétrica de geração no Brasil possue mais de 80% da energia gerada proveniente de fontes renováveis. Sim, sem dúvida, um bom motivo a comemorar! Por outro lado a energia elétrica não cai na ponta para os consumidores, sendo a energia elétrica é um serviço essencial para toda a sociedade. Reajustes extremamente elevados da ordem de 20% e lucros enormes das empresas tem sido verificados nos últimos dois anos em plena pandemia.

A inflação fortemente influenciada pela tarifa de energia elétrica está em alta onde pagamos de todas as formas, seja nas contas de luz, seja nos produtos e serviços que adquirimos, afetando além das empresas os consumidores, principalmente os pequenos consumidores, que são a grande maioria.

É um grande desequilíbrio onde ninguém perde de um lado e do outro lado o consumidor paga por tudo na ponta deste rico negócio.

Mudança já no modelo tarifário e Modernização já do setor elétrico com abertura do mercado livre para todos os 88 milhões de consumidores cativos, reféns de um modelo já esgotado.

Cada agente desta cadeia desde a geração da energia, passando pela transmissão, distribuição, governo e consumidor final deveria assumir sua parcela de contribuição, nos riscos do negócio e não somente os já tão fragilizados consumidores.

É preciso alocar de forma justa os custos e os riscos do negócio.

Porém, o que vem sendo observado é o caminho mais fácil, “joga-se tudo para o consumidor pagar”.

Finalmente, como digo sempre: a melhor energia é aquela que não se gasta. O meio ambiente agradece e as futuras gerações também.

Pense nisto!

Teomar Estevão Magri, Engenheiro Eletricista com MBA em Gestão de Negócios, Especialista em Energia e membro do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso-CONCEL MT. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes