250 voluntários de pesquisa estão imunizados desde dezembro em Cuiabá

Grupo faz parte de pessoas que se inscreveram para participar da fase de avaliação da CoronaVac, iniciada em novembro de 2020

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Ao menos 250 pessoas que participaram do teste da vacina chinesa CoronaVac em Cuiabá já estão imunizadas há cerca de dois meses. Metade dos voluntários receberam as duas doses necessárias no processo de avaliação. 

Conforme o subinvestigador do grupo de pesquisa do Instituto Butantan em Cuiabá, o infectologista Tiago Rodrigues, as doses foram aplicadas aleatoriamente nos voluntários, mas sempre com 50% de vacina e 50% de placebo. 

“Essas pessoas já estão vacinadas e não precisarão entrar na fila do plano nacional. Agora, o que estamos fazendo é ligar para os participantes que receberam o placebo para tomar a vacina”, disse. 

A pesquisa de avaliação da CoronaVac iniciou no fim de novembro e inscrições foram abertas para a participação de voluntários. Até o momento, 500 pessoas participaram dos testes. A pesquisa continua em andamento. 

Os pré-requisitos para os interessados são: atuar como médicos, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, com registro em conselho de classe, ter idade acima de 18 anos e sem limite superior de idade, desde que esteja atuando na atenção a pacientes com covid-19.  

O voluntário pode ter ou não ter tido covid-19 antes. A expectativa inicial do programa era incluir 800 voluntários na pesquisa. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOperação Resgate liberta mais de 100 trabalhadores em condições análogas à escravidão
Próximo artigoPoliciais trocam tiros com sequestradores de caminhoneiro e matam um deles