21 unidades do SUS em Cuiabá passam a realizar testes para a covid-19

Testes serão distribuídos em duas frentes: para pacientes suspeitos e para os que tenham sintomas mais graves e persistentes

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A Prefeitura de Cuiabá autorizou 21 as Unidades Saúde da Família (USF) e centros de saúde a fazer teste para a covid-19 em usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a Secretaria de Saúde, as pessoas vão passar pelo exame caso os sintomas da doença estejam persistentes de 7 a 10 dias. 

Os testes serão realizados em duas frentes. O paciente potencial passará pelo teste rápido, que consegue detectar se o organismo já teve contato com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). O procedimento poderá ser realizado em 21 unidades – veja lista abaixo. 

A rede básica também realiza a coleta de mucosa nasal ou da garganta (SWAB) pelo teste RT-PCR, para os casos de sintomas mais graves. Neste caso, é preciso procurar uma de cinco unidades da atenção básica: Centro de Referência Ana Poupina, USF Bela Vista/Carumbé, UF Jardim Imperial, USF Parque Ohara e USF Ilza Picolli.

Contudo, conforme a coordenadora da Atenção Básica em Saúde de Cuiabá, Jacqueline Miliosi, mesmo que o paciente procure uma unidade de saúde que não tenha o exame RT-PCR, é feito agendamento em uma das unidades que dispõe do serviço.  

“O SWAB tem que agendar porque o profissional precisa se paramentar todo para fazer a coleta, exige luva, máscara, macacão… A pessoa fica uma manhã inteira paramentada fazendo os exames”, disse. 

A Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis de Cuiabá informou que a distribuição de tipos de testes por regiões se deve a cuidados de manutenção dos produtos e do material coletado, que precisam ser mantidos em temperaturas entre dois e oito graus. 

Conforme a Secretaria de Saúde, as unidades-polo de atendimento da covid-19 também distribuem medicamento do kit-covid, mediante prescrição médica e com consentimento do paciente.  

Unidades com teste rápido disponível 

Centro de Referência Ana Poupina 
USF Bela Vista/Carumbé
USF Jardim Imperial
USF Parque Ohara
USF Ilza Picolli
USF Santa Isabel I,II e III
USF Despraiado I e II
Centro de Saúde Dom Aquino 
Centro de Saúde Jardim Leblon
USF Pedregal I e II
USF Pedra 90 I e II
Centro de Saúde Parque Cuiabá
USF Santa Laura/Jardim Fortaleza
Centro de Saúde Tijucal
Clínica da Família do CPA 1
USF Três Barras
USF CPA 3
USF Nossa Senhora da Guia
USF Rio dos Peixes
USF Aguaçu
Projeto AMOR.   

Unidades com teste RT-PCR disponível 

Centro de Referência Ana Poupina
USF Bela Vista/Carumbé
USF Jardim Imperial
USF Parque Ohara 
USF Ilza Picolli

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorIndígenas de MT recebem doação de álcool gel com repelente natural
Próximo artigoIPTV: Canais de TV ao vivo têm conquistado muitos brasileiros em 2020