Brasil

2022: principal desafio para 78% dos prefeitos é recuperar a economia local

Para 21% das prefeituras tem sido difícil, inclusive, manter as próprias contas em dia

1 minuto de leitura
2022: principal desafio para 78% dos prefeitos é recuperar a economia local
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

Para 78,2% dos prefeitos brasileiros, o principal desafio a ser enfrentado em 2022 será recuperar a economia local, afetada pela pandemia da covid-19. Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu gestores de 4.362 cidades do país.

Ainda de acordo com o levantamento, 78% dos prefeitos também estão preocupados com medidas para estimular a geração de empregos. E quase 75% pensam nos desafios para auxiliar a população mais vulnerável ao longo do próximo ano.

Gestão em dia

A pesquisa revelou ainda que muitos prefeitos já enfrentam desafios para manter as contas das prefeituras. Cerca de 21% deles informaram que estão com pagamentos de fornecedores atrasados, por exemplo.

Desse total de prefeituras, 66,8% têm atraso de um a três meses; 9,7% de quatro a seis meses, 2,7% de 10 a 12 meses. Outros cerca de 16% dos Mmunicípios possuem atrasos de mais de um ano.

Para 8% das prefeituras, aliás, não será possível fechar 2021 com as contas no azul.

13º salário

A CNM também quis saber como e quantos prefeitos conseguiram quitar o 13º salário dos servidores. A estimativa é que o benefício de final de ano ionjete cerca de R$ 27,7 bilhões na economia.

Para cerca de 88% das prefeituras, ter recebido 1% a mais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi essencial para o pagamento do salário extra.

Segundo a pesquisa, 90% dos municípios conseguiram cumprir o cronograma da folha de pagamento. Outros 6,2% afirmaram que pode haver atrasos. Além disso, 52,4% das prefeituras pagaram o 13º salário de forma parcelada.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes