20 mil carros pifaram na 163; mecânico ensina como evitar aborrecimentos

Dados são da Rota Oeste e referentes ao primeiro semestre deste ano

Mecânico adverte condutores sobre a importância da revisão (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Diariamente, 119 carros param por problemas mecânicos no trecho de 850 km sob concessão da Rota Oeste na BR-163, entre Mato Grosso do Sul e Sinop (500 km de Cuiabá).

Segundo dados da empresa, 21.472 atendimentos foram realizados aos motoristas por pane mecânica do começo do ano até o dia 30 de junho. Situações que poderiam ser evitadas com a revisão veicular.

O mecânico Hélio Marcio de Santana explica que, além de evitar transtorno, a prevenção é mais barata. No caso do rompimento de correia dentada, por exemplo, os danos podem ser estender a outras partes do motor.

Santana adverte as pessoas que os cuidados precisam ser constantes, mas antes de uma viagem, tornam-se essenciais. Entre os itens principais estão os pneus e a suspensão, lembrado que o segundo é o maior motivo de paradas nas estradas.

Ele lembra ainda que não é preciso muito tempo para conferir os itens da lista de revisão e substituir, caso necessário. Basta a pessoa ir dois dias antes da viagem à oficina.

Alerta

O motorista que transita com veículo em mau estado de conservação comete infração grave e pode ser penalizado com multa no valor de R$ 195,23, além de ter o veículo retido até a regularização.

Se for apenas defeito no sistema de iluminação, sinalização ou lâmpadas queimadas, como uma lanterna indicadora de direção – a famosa seta -, acarreta infração média, com multa no valor de R$ 130,16. Nestes casos, não há retenção do veículo.

Itens do checklist – freios, motor, água, óleo, pneus, para-brisa, sinalização e equipamentos de segurança.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFort Atacadista terá degustação de cerveja e feijoada neste sábado
Próximo artigoGoverno regulamenta o Selo Arte, que vai permitir a venda interestadual de alimentos artesanais